22.6 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Projeto de lei institui Dia Estadual da Policial Feminina

spot_img

Projeto de lei institui Dia Estadual da Policial Feminina

spot_imgspot_img

O deputado Sargento Amauri Soares (PSOL) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que cria o Dia Estadual da Policial Feminina a ser comemorado anualmente em 10 de fevereiro. O objetivo do Projeto de Lei nº 209/2014 é homenagear e reconhecer as policiais femininas que dedicam sua vida profissional a ajudar a sociedade. As informações são da Agência Alesc.

A data foi escolhida porque o dia 10 de fevereiro de 1983 foi criado o primeiro Pelotão da Polícia Militar Feminina em Santa Catarina, quando também começaram os primeiros cursos de 31 alunas do Curso de Formação de Graduadas Femininas, mais tarde chamado de Curso de Formação de Sargentos Feminino, e de cinco oficiais femininas.

Posteriormente, em 1989, foi criada a Companhia de Polícia Militar Feminina, extinta em 1998, quando os quadros masculinos e femininos passaram a concorrer aos mesmos postos e graduações. Com essa mudança de concepção, as policias femininas passaram a atuar em praticamente todas as áreas dentro da corporação.

Atualmente, nos cursos de oficiais e soldados, as mulheres compõem turmas mistas. Na opinião de Sargento Soares, no aspecto técnico-profissional, uma mulher em cada guarnição torna o trabalho mais seguro para os policiais, principalmente em abordagem de mulheres.

A Polícia Militar catarinense conta com efetivo de 587 mulheres (dados de 2013), em um universo de 11.350 policiais. O deputado defende a contração de mais mulheres para a PM, aumentando para, pelo menos, uma mulher para cada guarnição de cinco policiais.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img