18 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

Projeto de Retrofit é aprovado em Florianópolis com protagonismo da ACIF

spot_img

Projeto de Retrofit é aprovado em Florianópolis com protagonismo da ACIF

spot_imgspot_img

Florianópolis dá um passo significativo em direção ao progresso urbano com a aprovação do Projeto de Lei Complementar que viabiliza o Retrofit na cidade. Em uma sessão ordinária realizada nesta terça-feira (4), o projeto foi aprovado por uma maioria expressiva de 14 votos favoráveis e apenas 4 contrários, sinalizando o apoio substancial à iniciativa.

O Retrofit, que consiste na requalificação de edificações existentes, tanto públicas quanto privadas, é uma iniciativa que visa trazer benefícios estéticos e funcionais, destacando-se como uma pauta relevante para o desenvolvimento sustentável do município. Essa discussão foi levantada pela Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), que desempenhou um papel fundamental em trazer o debate à tona.

O presidente da Câmara, João Cobalchini em reunião na ACIF na última semana, anunciou que o projeto seria pautado para votação, destacando a importância do Retrofit para a modernização da cidade.

“A ACIF tem se destacado não apenas na abordagem desse tema, mas também no contexto mais amplo do plano diretor, demonstrando seu protagonismo em causas cruciais para o desenvolvimento urbano”, ressalta Célio Bernardi, presidente  da ACIF. Ainda de acordo com ele, a modernização das edificações é crucial para o desenvolvimento sustentável da cidade.

“O Retrofit não apenas melhora a estética dos nossos prédios, mas também aumenta a eficiência energética e valoriza o patrimônio imobiliário. Esse projeto representa um avanço significativo para a infraestrutura urbana e um compromisso com a inovação e a sustentabilidade, valores essenciais para o futuro da comunidade”, diz.

Benefícios do projeto

O projeto, proposto pelos vereadores Manu Vieira (PL) e Gabriel Meurer (PL), busca dar mais valor a espaços já construídos, permitindo sua requalificação e adaptação às necessidades contemporâneas. Uma das expectativas é que o Centro Leste seja uma das regiões mais beneficiadas pela implementação vigorosa do projeto.

Os objetivos da requalificação dos imóveis são amplos e abrangentes, visando desde a redução da ociosidade das edificações até a promoção de ambientes urbanos mais seguros.

Entre os principais objetivos estão: Contribuir para a redução da ociosidade de edificações existentes; Estimular a reabilitação do patrimônio arquitetônico; Favorecer a adequação de edificações aos padrões de segurança, conforto, acessibilidade e sustentabilidade; Ampliar a oferta de áreas disponíveis ao adensamento populacional; Estimular a sustentabilidade urbano-ambiental do Município; Gerar empregos e oportunidades; Combater a inadimplência fiscal oriunda de bens ociosos; Tornar as edificações mais econômicas e energeticamente eficientes; Ampliar a oferta de habitação a preço acessível e Promover ambientes urbanos mais seguros e qualificar o espaço público.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img