fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Projeto do Governo de SC aumenta em 142% a alíquota do ICMS da Água Mineral

01.08.2019

Projeto do Governo de SC aumenta em 142% a alíquota do ICMS da Água Mineral

01.08.2019
Projeto do Governo de SC aumenta em 142% a alíquota do ICMS da Água Mineral
Foto: Pexels / Divulgação

Tributação que antes correspondia a 7% passa para 17% e reflete diretamente no preço final dos produtos

A medida que entrou em vigor nesta quinta-feira, 1, apresenta alíquotas mais altas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que irá refletir em aumento do valor de produtos do estado de Santa Catarina. O setor de água mineral sofrerá impacto considerável a partir dessa medida, já que a tributação para os clientes deste segmento terá aumento de 142%, subindo de 7% para 17%.

Para o presidente da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (ACINAM), Tarciano Oliveira, esse feito refletirá em um produto mais caro para a população catarinense, “além de apresentar sérios riscos de desemprego, já que as indústrias de água mineral não terão condições de arcar com esses custos e manter a mesma estrutura de hoje”.

Outro fator que pode comprometer o setor é a possível queda do capital de giro das envasadoras, já que o ICMS é pago pelas indústrias antes do recebimento das vendas destinadas aos clientes. Com essa medida, a dificuldade de arcar com tal obrigação se agrava.

Entre os argumentos apresentados pelo governo de SC para validar esse aumento está a preocupação com a sonegação de impostos de empresas do Estado. “Porém, ao invés de tomar ações combativas, como uma fiscalização adequada e severa, o aumento poderá surtir efeito contrário, punindo apenas as empresas que agem com vendas legais de acordo com a lei e que pagarão ainda mais”, explica Tarciano.

O Governo de Santa Catarina justifica ainda que a medida foi realizada a fim de proteger a indústria local, elevando a carga tributária para que posteriormente seja realizada uma lei especial para produtos do Estado. Entretanto, a dificuldade imposta antes dessa ação pode não sanar os possíveis impactos decorrentes desse aumento.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Programa Miniempresa 2019 forma 23 novas turmas em SC

04.12.2019

Programa Miniempresa 2019 forma 23 novas turmas em SC

Iguatemi anuncia grande revitalização com a chegada de novas operações de gastronomia, moda e serviços

03.12.2019

Iguatemi anuncia grande revitalização com a chegada de novas operações de gastronomia, moda e serviços

Café Cultura abre unidade no Square SC

02.12.2019

Café Cultura abre unidade no Square SC

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.