23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Projeto ESCOLA SONORA nas escolas públicas da Grande Florianópolis 

spot_img

Projeto ESCOLA SONORA nas escolas públicas da Grande Florianópolis 

spot_imgspot_img

Idealizado pela publicitaria Elena Ribeiro e o músico Rafael Calegari, o Projeto Escola Sonora leva concertos didáticosseguidos de palestras elucidativassobre educação musical para escolas públicas e instituições sociais.   

O Projeto teve sua primeira edição em 2021, no formato online, através do Edital Elisabete Anderle de apoio à Cultura 2020. Foram impactadas 300 escolas públicas do estado de Santa Catarina, cerca de mais de 40.000 alunos, dentre eles jovens e crianças em sua maioria em situação de vulnerabilidade socioeconômica.   

Ainda em 2021 foi contemplado no Edital Aldir Blanc de Santa Catarina, e agora, em 2022, volta às escolas públicas mas em formato presencial.   

“Esse projeto é um sonho antigo que estamos realizando. Sabemos da importância da educação musical como forma de ampliar os horizontes e impactar a vida dos seres humanos. A escuta atinge lugares que a vista não alcança, a musicalização contribue para desenvolver a sensibilidade, a expressão e o ritmo, além de favorecer a concentração, a coordenação motora e a sociabilização entre os estudantes.” – explica Elena Ribeiro.   

“Entendemos que um dos nossos compromissos como músico‐educadores consiste em tornar possível o acesso à mais ampla linguagem musical, levando em conta que a musicalidade e a musicalização intuitiva são inerentes a todo ser humano. O estudo nos capacita para compreender a música de forma mais completa. Aumenta nossa percepção, estimula novas habilidades e sentimentos, contribui para sua capacidade de criação e expressão artística, eleva o nível de apreciação e expande nossos horizontes musicais. A música é um excelente caminho para a transformação social.“ – complementa Calegari. 

Este projeto se torna possível por contar com músicos conscientes de seu papel perante a sociedade. Um grupo constituído de 4 músicos multi‐instrumentistas, integrados por profissionais com experiência no mercado musical catarinense e com formação acadêmica em Licenciatura em Música, são eles: Eduardo Stormowski, Fábio Mello, Rafael Calegari e Willian Goe. Conta também com a participação da intérprete de Libras, Danielle Sousa, com a função de ser o canal comunicativo entre os professores/músicos e o aluno surdo.   

O projeto estará nas escolas E.E.B Simão José Hess e E.B. Professora Antonieta Silveira de Sousa dia 29 de março, e na unidade E.B.M Brigadeiro Eduardo Gomes e no Núcleo de EJA Sul 1 ‐ EBM Adotiva Liberato Valentim dia 4 de abril

Quem quiser conhecer mais sobre o projeto pode acompanhar pelo instagram do @projetoescolasonora e da produtora @ideartecriativo

O Projeto Escola Sonora é uma realização da produtora Idearte Estúdio Criativo.   

Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal  e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.  

Link para acesso ao vídeo: https://youtu.be/S_VveqV1w7Y

Ficha técnica:   

Elena Ribeiro – Produtora executiva e designer 

Rafael Calegari – Diretor musical, músico e professor 

Eduardo Stormowski – Músico e professor 

Willian Goe – Músico e professor 

Fábio Mello – Músico e professor 

Danielle Souza – Intérprete de libras 

Guto Campos – Diretor de fotografia 

Leonardo Ribeiro – Equipe técnica 

Alexandre Damaria – Equipe técnica 

Contato Idearte Estúdio Criativo:   

E‐mail: idertecriativo@gmail.com 

Cel/Whatsapp: (48) 99620‐4092 ‐ Elena 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img