fique por dentro de floripa

- Educação - Projeto garante atendimento escolar a pacientes internados no Hospital Infantil, em Floripa

13.02.2019

Projeto garante atendimento escolar a pacientes internados no Hospital Infantil, em Floripa

13.02.2019
Projeto garante atendimento escolar a pacientes internados no Hospital Infantil, em Floripa
Foto: James Tavares/Secom

Crianças e adolescentes que estão internados no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, começaram nesta semana a participar das atividades escolares realizadas no interior da unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES). A data coincide com o retorno do ano letivo nas escolas estaduais de Santa Catarina.

O Setor de Pedagogia Hospitalar do HIJG realiza todos os anos a proposta de inserir o paciente no ambiente escolar. É o caso da adolescente Yasmin Garcia, 13 anos. Sem condições de ir à escola com a frequência desejada devido a uma sequência de internações hospitalares, recebe orientações da professora Jennefer Ramos no próprio leito.

“Acho muito importante que durante o tratamento hospitalar a criança possa fazer trabalhos escolares e pedagógicos”, comenta Liziane Garcia, mãe de Yasmin. “Minha filha precisou de várias internações em 2017 e 2018 e, por isso, acho muito importante o acompanhamento de professores no Hospital Infantil”, complementa.

A proposta do Atendimento Escolar Hospitalar (AEH) tem como objetivo possibilitar às crianças e adolescentes internados a prática de ações que promovam o pensar, o criar, o compartilhar e o brincar em espaços diferenciados e interativos. As ações são elaboradas partindo da premissa de que a hospitalização não interrompe o processo de interação social e aprendizado da criança e do adolescente.

“Com o projeto, mostramos que o hospital não é só coisa ruim. Os pacientes encontram com o aprendizado novos amigos com a interação entre todos, pois eles trazem uma bagagem cultural e conhecimentos próprios de suas regiões, com sotaques e conceitos diferentes”, afirma Cláudia Mattos Silva, coordenadora pedagógica do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

No Estado de Santa Catarina, o dispositivo legal sobre classe hospitalar segue as determinações do Ministério da Educação (ME). Os professores são cedidos ao hospital por meio de convênio com a Secretaria de Educação do Estado (SED), com base na Portaria nº 30, de 05/03/2001.

As aulas são realizadas em espaço educativo que conta com duas salas para atendimento do 1º ao 9º ano, independente do tempo de internação e clínica médica, desde que estejam liberadas pela equipe médica e/ou de enfermagem. Para as crianças que não podem, o atendimento ocorre no próprio leito de internação.

Após a alta hospitalar é enviado à escola de origem do aluno um relatório descritivo, validado pela EEB. Pe. Anchieta (escola da Rede Estadual em que o Atendimento Escolar Hospitalar do HIJG está vinculado), contendo as atividades realizadas, bem como o desempenho, posturas adotadas e dificuldades apresentadas.

“Nossa intenção não é substituir a escola normal e sim, proporcionar um atendimento que possa assegurar a manutenção dos vínculos escolares durante a internação”, destaca Cláudia.

Além do AEH, o Hospital Infantil Joana de Gusmão mantém o projeto de Recreação e Atendimento Multidisciplinar em Ambulatório. A primeira consiste no desenvolvimento e vivência de ações que oportuniza o brincar como mediador no processo de promoção da saúde. Já o Atendimento Pedagógico Ambulatorial é vinculado ao Grupo de Saúde Mental do Hospital Infantil Joana de Gusmão e busca contemplar o diagnóstico, a orientação e o acompanhamento escolar de adolescentes com dificuldades na aprendizagem.

As informações são da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Escolas do Estreito abraçam projeto inédito que busca valorizar o bairro

16.08.2019

Escolas do Estreito abraçam projeto inédito que busca valorizar o bairro

Colégio Energia de Florianópolis realiza game em sala de aula

15.08.2019

Colégio Energia de Florianópolis realiza game em sala de aula

UFSC divulga 14ª e 15ª chamadas do Sisu e do Vestibular 2019 e 4ª do Vestibular 2019.2

14.08.2019

UFSC divulga 14ª e 15ª chamadas do Sisu e do Vestibular 2019 e 4ª do Vestibular 2019.2

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.