Florianópolis, 18 de julho de 2024

Projeto inédito de música autoral catarinense será lançado nas plataformas digitais semana que vem

spot_img

Senna, minissérie produzida pela Gullane, estreia na Netflix em 29 de novembro

Protagonizada por Gabriel Leone, superprodução sobre a vida e...

Crédito rural e a sustentabilidade no agronegócio brasileiro

Manter o fluxo de crédito é essencial para modernizar...

Pesquisa e especialização de profissionais são essenciais para avanço da Saúde  

Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação...

CredCrea celebra 20 anos com retomada do tradicional Costelão CredCrea

Cooperativa de crédito de Florianópolis fundada por engenheiros e...

Compartilhe

Maestro Jeferson Della Rocca: “Trata-se de um dos projetos mais bonitos que a Camerata Florianópolis já realizou ao longo da sua história”

Na sexta-feira da próxima semana (22 de setembro), será lançado em todas as plataformas digitais, o projeto inédito da Camerata Florianópolis intitulado “NOSSA MÚSICA SC”, que busca valorizar a riqueza musical e o poder criativo de compositores, bandas e artistas solo do Estado. O coletivo reúne 10 clipes gravados pelos músicos, com participação da orquestra, em parceria com a produtora 30 Por Segundo e o estúdio The Magic Place. O projeto foi viabilizado através da Fundação Catarinense de Cultura/Governo do Estado de SC.

De acordo com o curador do projeto, jornalista responsável pelo Portal Rifferama, Daniel Silva, a obra inédita em Santa Catarina é uma oportunidade para os artistas locais serem reconhecidos. “Esse projeto é motivo de muita comemoração porque apresenta a música feita aqui no Estado para o mundo inteiro. Os clipes deixam um legado, um material de qualidade, uma marca que vai muito além do show”, sintetiza Daniel. 

Com arranjos exclusivos de Luiz Gustavo Zago, Alberto Heller e Marcos Rocha e regência do maestro Jeferson Della Rocca, o projeto inédito conta com a participação de artistas de diferentes gerações e estilos, que interpretam composições autorais. São eles: Amanda Cadore, Anis de Flor, Black Sheep Band, David Toledo, François Muleka, Grillo e os Mosquitos, Lidia Piermartiri, Luiz Gustavo Zago, Marcoliva e Cláudio Schuster e Semserteza. 

Luiz Gustavo Zago comenta sobre o cenário de ideias, de composições e de estilos que resultaram em arranjos exclusivos para o projeto. “Tive a oportunidade e a alegria de fazer arranjos de orquestra para esses clipes maravilhosos. Busquei costurar esse diálogo entre cada musicalidade dos artistas e a orquestra, que resultou numa multiplicidade muito bonita”, pontua Zago. 

Por trás do talento vocal, todos os artistas puderam explorar a criatividade através das cenas. Ao todo foram gravados 10 clipes em diferentes lugares de Florianópolis. “Foi um processo muito divertido, mas também muito desafiador, porque não são dez músicas que você tem o mesmo conceito; são dez artistas e cada um com uma liberdade criativa enorme”, diz Renato Pimentel, engenheiro de áudio do estúdio The Magic Place. 

O diretor geral do projeto e coordenador da produtora 30 Por Segundo, Fernando Pereira Oliveira, comemora o resultado do trabalho: “Para nós, foi um orgulho poder trabalhar com gente tão talentosa e com a Camerata, que proporcionou esse trabalho inteiro”.

Para o maestro Jeferson Della Rocca, o projeto com artistas catarinenses é um dos mais bonitos que a Camerata Florianópolis já realizou ao longo dos seus quase 30 anos de história. “Essa questão de valorizar o que é bom, de conhecer grandes artistas do Estado, dar o tratamento que eles merecem junto com toda a elegância de uma orquestra e com arranjos trabalhados exclusivamente para esse projeto, isso é o mais incrível. É um dos mais belos trabalhos que já realizamos em todos esses anos de orquestra”,  admite Della Rocca. 

SET LIST

MÚSICA: DOUTOR PEDROCA

Intérpretes: Grillo e os Mosquitos & Camerata Florianópolis

Autor: João Peters

MÚSICA: FAZER AS PAZES

Intérpretes: Semserteza feat Joana Castanheira & CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Autores: André Stahnke , Léo Marelua  e Joana Castanheira 

MÚSICA: Telepatia

Intérpretes: David Toledo & CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Autores:  David Toledo/Bruno Fortkamp 

MÚSICA: Mess That You Brought

Intérpretes: BLACK SHEEP BAND & CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Autores:  Hudson Cabala e André Seben

MÚSICA: Arrebentação

Intérpretes: Amanda Cadore & CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Autores:  Amanda Cadore 

MÚSICA: Overcome

Intérpretes: LÍDIA PIERMARTIRI & CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Autora:  Lidia Piermartiri

MÚSICA: Fértil

Intérpretes: Anis de Flor & CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Autora:  Anis de Flor

MÚSICA: Blues de Breque

Intérpretes: Marcoliva e Cláudio Schuster & CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Autores:  Marcoliva e Cláudio Schuster

MÚSICA: Glaciar

Intérpretes: Luiz Gustavo Zago & CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Autor:  Luiz Gustavo Zago

Música: Entrando no País das Maravilhas

Intérpretes: François Muleka & CAMERATA FLORIANÓPOLIS

Composição: François Muleka

SHOW NO CIC

No mesmo dia do lançamento do “NOSSA MÚSICA SC” nas plataformas digitais (22 de setembro), o público vai ter uma oportunidade única. No Teatro Ademir Rosa (CIC), a partir das 20h30, todos os artistas vão apresentar suas músicas com o acompanhamento da Camerata Florianópolis. Além deles, o show receberá como convidados especiais as bandas que já fazem conteúdo autoral há mais tempo: Stella Folks, Primavera nos Dentes e Outros Bárbaros.

O espetáculo, com preços a partir de R$20,00, é produzido por Maria Elita Pereira e equipe, tem o patrocínio do FORT Atacadista e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Fundação Franklin Cascaes/Prefeitura de Florianópolis e Apoio do Clube NSC.

Ingressos estão à venda na Blueticket e na sede da Camerata.

Making Of da gravação dos clipes: https://vimeo.com/855857700

Fotos: Tóia Oliveira