fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Projeto leva oficinas de empreendedorismo gratuitas a crianças de Florianópolis e São José

13.03.2019

Projeto leva oficinas de empreendedorismo gratuitas a crianças de Florianópolis e São José

13.03.2019
Projeto leva oficinas de empreendedorismo gratuitas a crianças de Florianópolis e São José
Foto: Divulgação

Uma ação conjunta entre universidade, poder público e organizações da sociedade civil levará lições de empreendedorismo e inovação a crianças de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social, a partir do dia 20. O projeto piloto envolverá diretamente 70 participantes de 8 a 12 anos de São José e Florianópolis, com capacitação de professores para estender o alcance a quase 1.500 crianças.

A Feirinha de Inovação e Empreendedorismo Mirim é uma ação do programa Esag Kids, ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O projeto tem a parceria da Prefeitura de São José, com metade da turma piloto formada por alunos da rede municipal. A outra metade é de crianças atendidas pelo Instituto Guga Kuerten, Instituto Pe. Vilson Groh e Lar Recanto do Carinho, todos de Florianópolis.

Para marcar o lançamento da parceria, a Prefeitura de São José receberá nesta sexta-feira, 15, às 10h, o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, o pró-reitor de extensão, Fábio Napoleão, e o coordenador do programa Esag Kids, Eduardo Jara. Eles entregarão ao vice-prefeito Neri Amaral o certificado de Cidade Amiga do Futuro, celebrando a parceria. Também participam da entrega a secretária de educação, Lilian Boeing, e o secretário de desenvolvimento econômico e inovação, Waldemar Bornhausen Neto.

Oficinas

O projeto levará as crianças da turma piloto a participar de oito oficinas temáticas ao longo do ano. Nessas oficinas, os alunos aprenderão de forma prática e lúdica sobre empreendedorismo, programação, planejamento, educação fiscal, liderança, ética, inovação e economia criativa. Eles terão o apoio de estudantes de graduação em Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas da Udesc Esag.

As oficinas serão realizadas em vários locais diferentes, oferecidos por parceiros do projeto. A ideia é que as crianças conheçam espaços públicos relevantes que contribuem para o desenvolvimento regional em um ecossistema empreendedor. Ao final, uma feira apresentará projetos desenvolvidos pelas crianças ao longo das oficinas, com o apoio de mentores.

A primeira das oficinas, sobre empreendedorismo, será realizada em 20 de março, no auditório da Udesc Esag, em Florianópolis

Veja aqui o cronograma completo

Também participarão do projeto (com o apoio de professores capacitados pelo programa Esag Kids) alunos de uma escola municipal em Canelinha (SC) e de uma escola estadual em Erechim (RS) – em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) – e crianças atendidas pelos Projeto Surfando para o Futuro de Itacaré(BA) e da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (Aebas), de Florianópolis.

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do programa de extensão Esag Kids, professor Eduardo Jara, pelo e-mail eduardo.jara@udesc.br.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Litro da gasolina custará R$ 2,42 em posto de Florianópolis no Dia Livre de Impostos

23.05.2019

Litro da gasolina custará R$ 2,42 em posto de Florianópolis no Dia Livre de Impostos

Grupo Pasquini anuncia parceria com Instituto Guga Kuerten

22.05.2019

Grupo Pasquini anuncia parceria com Instituto Guga Kuerten

Ingleses recebe projeto Floripa Empreendedora no Bairro nesta sexta-feira

16.05.2019

Ingleses recebe projeto Floripa Empreendedora no Bairro nesta sexta-feira

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.