15.1 C
fpolis
sexta-feira, setembro 17, 2021
cinesytem

Projeto que disponibiliza livros aos usuários de ônibus já distribuiu 137 mil obras

spot_img

Projeto que disponibiliza livros aos usuários de ônibus já distribuiu 137 mil obras

Até 13 de dezembro deste ano, um total de 237 mil livros foram disponibilizados gratuitamente aos usuários do transporte coletivo de Florianópolis. O projeto Floripa Letrada permite o acesso, à população, de livros e revistas, que ficam em estantes nos terminais de ônibus do Centro, Trindade, Canasvieiras e Rio Tavares. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

A iniciativa é da Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Mobilidade Urbana, e apoiada pela Cotisa, Companhia Operadora de Terminais de ônibus, e pelo Setuf, Sindicato de Transportes Urbanos de Passageiros.

A ação visa a promover o gosto pela leitura e o aumento da frequência de leitura. Os passageiros de ônibus já tiveram a oportunidade de ter contato com 178.978 livros e 58 mil revistas.

As obras são oriundas de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas, que procuram a sede do projeto para deixar suas doações. Somente este ano, mais de 300 pessoas estiveram no projeto para deixar sua contribuição. O destaque fica por conta das bibliotecas e editoras das universidades da Capital, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Assesc- Associação de Ensino Superior, e Única- Centro de Educação Superior.

Levando conhecimento

Desde o dia 24 de agosto de 2010, os usuários têm à disposição livros e revistas para serem lidos na espera do transporte coletivo, dentro do ônibus ou durante o trajeto da viagem. Os livros podem ser levados para casa, mas após o término da leitura, a orientação da Prefeitura é que o material seja devolvido em qualquer estante do projeto para que outra pessoa tenha acesso.

Para doar

Quem quiser fazer doações deve procurar o Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação, na rua Ferreira Lima, 82, Centro. Mais informações pelos telefones 2106-5917 e 9956-2350.

São aceitos livros de romance, contos, poesia, ficção, autoajuda, crônicas, aventura, biográficos e técnicos. As revistas podem ser das mais diversas, como as de cultura, ciência, música e variedades.

Outros locais

Duas unidades educativas municipais já contam com estantes do Floripa Letrada. É o caso da Creche Waldemar da Silva Filho (Trindade) e da Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses). No Pró-Cidadão (Centro), Parque de Coqueiros, Centro de Educação Continuada da Secretaria de Educação e prédio da Prefeitura, localizado na rua Conselheiro Mafra, há também livros e revistas gratuitos para quem circular por lá.
 

spot_img
spot_img

Leia mais