fique por dentro de floripa

- Geral - Projeto ‘Arte na faixa’ terá segunda edição neste fim de semana

05.08.2016

Projeto ‘Arte na faixa’ terá segunda edição neste fim de semana

05.08.2016
Projeto ‘Arte na faixa’ terá segunda edição neste fim de semana
Foto: Rafaela Martins

Na próxima segunda-feira, dia 8, será comemorado o Dia Mundial do Pedestre. Por isso, neste fim de semana, dias 6 e 7, será realizada a segunda etapa do projeto ‘Arte na faixa - arte para uma vida melhor’. Desta vez, a ação cultural receberá o apoio de dez crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Transforma, da ONG Grupo de Trabalho Comunitário Catarinense.

O projeto ‘Arte na faixa’ foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Franklin Cascaes/Prefeitura de Florianópolis e reúne artistas contemporâneos para colorir faixas de pedestres por diversas regiões de Florianópolis. Sob a curadoria do artista plástico e graffiteiro Rodrigo Rizo, o objetivo é chamar a atenção de motoristas e pedestres para o uso correto da sinalização de segurança. No fim de semana passado, dias 30 e 31 de julho, o grupo de artistas pintou nove faixas de pedestres. Agora, dias 6 e 7, outras 13 receberão a intervenção.

Especialmente no domingo, 7, a faixa que será pintada na Avenida César Seara, no bairro Pantanal, em frente à Elase (Associação de Empregados da Eletrosul), receberá os traços de dez crianças e adolescentes que são atendidos pelo Projeto Transforma. Junto do artista Wagner Wagz, os pequenos poderão colocar em prática um pouco do que aprenderam na oficina aplicada nesta quinta-feira, dia 4, na sede do projeto.

Sobre o ‘Arte na faixa’

O Arte na Faixa foi realizado no Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais e chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local "Queremos tirar a arte das galerias e quadros e levar para a rua. A intenção é criar um sentimento de cuidado e melhoria no espaço urbano", salienta o idealizador do projeto, o empresário Francis Ziembowicz. Os artistas se espalharam pela capital levando irreverência, criatividade e beleza para as ruas da cidade.

Os artistas participantes têm vários estilos, desde o graffiti ao hiper-realismo, do abstracionismo à ilustração. A ideia é fazer uma verdadeira galeria de arte a céu aberto e chamar as pessoas para o tema da conscientização no trânsito. “A arte é um meio de aproximação com o grande público, menos invasiva que a publicidade. Por meio dela conseguimos propagar uma mensagem de forma mais sutil”, assinala o curador Rodrigo Rizo. O ‘Arte na faixa’ tem o apoio cultural do Hotel Majestic e a autorização  do Diope (Operação do Sistema Viário de Florianópolis), Guarda Municipal de Florianópolis e Polícia Militar de Santa Catarina.

“Decidimos apoiar esta ação conscientizar as pessoas no trânsito. Somente com educação e mobilização social, nesse caso por meio de pinturas urbanas, podemos atingir um nível de cordialidade e respeito que desejamos para nossa Floripa”, afirma Rafael Daux, diretor do Hotel Majestic.

Sobre o Projeto Transforma

Coordenado por Graça Carneiro, o Projeto Transforma atende 120 crianças e adolescentes de seis a 14 anos no contraturno escolar. “Fomos convidados a participar do ‘Arte na faixa’ e achamos a a parceria fantástica. Vem de encontro com o que trabalhamos no Projeto: educação, música, dança, teatro, artes plásticas e futebol. Estamos colocando a arte na rua”, comenta Graça. O Projeto está localizado dentro da Elase, que cedeu um espaço para que as crianças e adolescentes possam desenvolver suas atividades.

Serviço

O quê: Arte na faixa - arte para uma vida melhor

Quando: 6 e 7 de agosto a partir das 9h

Onde: 14 faixas de pedestres da cidade

 

Acompanhe os locais onde o Arte na Faixa estará no seu bairro:

 

Região Central

Em frente ao Ticen – Rodrigo Rizo – 6 e 7 de agosto

Rua Lauro Linhares - na rótula da UFSC – Cristiano Akihito – 6 de agosto

Av. César Seara – em frente ao ELASE, Pantanal – Wagner Wagz – 7 de agosto

 

Região Lagoa

Rua Manoel Severina de Oliveira – em frente ao mercado Magia – Luciano Martins – 6 de agosto

 

Região Norte

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade - na chegada de Santo Antônio de Lisboa – Augustin de Lassus – 6 e 7 de agosto

Estrada Dom João Becker - centrinho dos Ingleses, perto de hipermercado – Luciane Mori – 6 e 7 de agosto

 

Região Sul

Tirio – Marcelo Barnero – 6 e 7 de agosto

Av. Pequeno Príncipe - em frente a hipermercado – Daniel Corrêa – 6 e 7 de agosto

Rod. Baldicero Filomeno - Ribeirão da Ilha, em frente à escola – Guilherme Bimba – 6 e 7 de agosto

 

Região Continental

Av. Eng. Max de Souza - em frente ao Parque de Coqueiros – Luciano Martins – 7 de agosto

Rua Coronel Pedro Deodoro - rua geral e acesso ao estádio Orlando Scarpelli, no Estreito – Cristiano Akihito – 7 de agosto

Av. Cláudio Alvim Barbosa - na Beira-Mar continental – Paulo Govêa – 6 e 7 de agosto

R. João Evangelista da Costa, 827 (Biblioteca Municipal Barreiros Filho - em homenagem aos seus 60 anos, data comemorada em 10 de setembro) - Marcelo Barnero – 6 e 7 de agosto

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Praça Santos Dumont, adotada pela Dimas Construções, será entregue revitalizada à comunidade em novembro

06.05.2021

Praça Santos Dumont, adotada pela Dimas Construções, será entregue revitalizada à comunidade em novembro

Comissão Eleitoral da OAB/SC homologa 23 candidaturas à vaga de desembargador do TJSC

04.05.2021

Comissão Eleitoral da OAB/SC homologa 23 candidaturas à vaga de desembargador do TJSC

Governo do Estado irá apoiar pescadores artesanais com perdas materiais em acidentes

04.05.2021

Governo do Estado irá apoiar pescadores artesanais com perdas materiais em acidentes

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.