24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Projeto ‘Arte na faixa’ terá segunda edição neste fim de semana

spot_img

Projeto ‘Arte na faixa’ terá segunda edição neste fim de semana

spot_imgspot_img

Na próxima segunda-feira, dia 8, será comemorado o Dia Mundial do Pedestre. Por isso, neste fim de semana, dias 6 e 7, será realizada a segunda etapa do projeto ‘Arte na faixa – arte para uma vida melhor’. Desta vez, a ação cultural receberá o apoio de dez crianças e adolescentes atendidas pelo Projeto Transforma, da ONG Grupo de Trabalho Comunitário Catarinense.

O projeto ‘Arte na faixa’ foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Franklin Cascaes/Prefeitura de Florianópolis e reúne artistas contemporâneos para colorir faixas de pedestres por diversas regiões de Florianópolis. Sob a curadoria do artista plástico e graffiteiro Rodrigo Rizo, o objetivo é chamar a atenção de motoristas e pedestres para o uso correto da sinalização de segurança. No fim de semana passado, dias 30 e 31 de julho, o grupo de artistas pintou nove faixas de pedestres. Agora, dias 6 e 7, outras 13 receberão a intervenção.

Especialmente no domingo, 7, a faixa que será pintada na Avenida César Seara, no bairro Pantanal, em frente à Elase (Associação de Empregados da Eletrosul), receberá os traços de dez crianças e adolescentes que são atendidos pelo Projeto Transforma. Junto do artista Wagner Wagz, os pequenos poderão colocar em prática um pouco do que aprenderam na oficina aplicada nesta quinta-feira, dia 4, na sede do projeto.

Sobre o ‘Arte na faixa’

O Arte na Faixa foi realizado no Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais e chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local "Queremos tirar a arte das galerias e quadros e levar para a rua. A intenção é criar um sentimento de cuidado e melhoria no espaço urbano", salienta o idealizador do projeto, o empresário Francis Ziembowicz. Os artistas se espalharam pela capital levando irreverência, criatividade e beleza para as ruas da cidade.

Os artistas participantes têm vários estilos, desde o graffiti ao hiper-realismo, do abstracionismo à ilustração. A ideia é fazer uma verdadeira galeria de arte a céu aberto e chamar as pessoas para o tema da conscientização no trânsito. “A arte é um meio de aproximação com o grande público, menos invasiva que a publicidade. Por meio dela conseguimos propagar uma mensagem de forma mais sutil”, assinala o curador Rodrigo Rizo. O ‘Arte na faixa’ tem o apoio cultural do Hotel Majestic e a autorização  do Diope (Operação do Sistema Viário de Florianópolis), Guarda Municipal de Florianópolis e Polícia Militar de Santa Catarina.

“Decidimos apoiar esta ação conscientizar as pessoas no trânsito. Somente com educação e mobilização social, nesse caso por meio de pinturas urbanas, podemos atingir um nível de cordialidade e respeito que desejamos para nossa Floripa”, afirma Rafael Daux, diretor do Hotel Majestic.

Sobre o Projeto Transforma

Coordenado por Graça Carneiro, o Projeto Transforma atende 120 crianças e adolescentes de seis a 14 anos no contraturno escolar. “Fomos convidados a participar do ‘Arte na faixa’ e achamos a a parceria fantástica. Vem de encontro com o que trabalhamos no Projeto: educação, música, dança, teatro, artes plásticas e futebol. Estamos colocando a arte na rua”, comenta Graça. O Projeto está localizado dentro da Elase, que cedeu um espaço para que as crianças e adolescentes possam desenvolver suas atividades.

Serviço

O quê: Arte na faixa – arte para uma vida melhor

Quando: 6 e 7 de agosto a partir das 9h

Onde: 14 faixas de pedestres da cidade

 

Acompanhe os locais onde o Arte na Faixa estará no seu bairro:

 

Região Central

Em frente ao Ticen – Rodrigo Rizo – 6 e 7 de agosto

Rua Lauro Linhares – na rótula da UFSC – Cristiano Akihito – 6 de agosto

Av. César Seara – em frente ao ELASE, Pantanal – Wagner Wagz – 7 de agosto

 

Região Lagoa

Rua Manoel Severina de Oliveira – em frente ao mercado Magia – Luciano Martins – 6 de agosto

 

Região Norte

Rua Padre Lourenço Rodrigues de Andrade – na chegada de Santo Antônio de Lisboa – Augustin de Lassus – 6 e 7 de agosto

Estrada Dom João Becker – centrinho dos Ingleses, perto de hipermercado – Luciane Mori – 6 e 7 de agosto

 

Região Sul

Tirio – Marcelo Barnero – 6 e 7 de agosto

Av. Pequeno Príncipe – em frente a hipermercado – Daniel Corrêa – 6 e 7 de agosto

Rod. Baldicero Filomeno – Ribeirão da Ilha, em frente à escola – Guilherme Bimba – 6 e 7 de agosto

 

Região Continental

Av. Eng. Max de Souza – em frente ao Parque de Coqueiros – Luciano Martins – 7 de agosto

Rua Coronel Pedro Deodoro – rua geral e acesso ao estádio Orlando Scarpelli, no Estreito – Cristiano Akihito – 7 de agosto

Av. Cláudio Alvim Barbosa – na Beira-Mar continental – Paulo Govêa – 6 e 7 de agosto

R. João Evangelista da Costa, 827 (Biblioteca Municipal Barreiros Filho – em homenagem aos seus 60 anos, data comemorada em 10 de setembro) – Marcelo Barnero – 6 e 7 de agosto

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img