15.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Projeto 12:30 Acústico recebe o som mais intimista da banda Somato

spot_img

Projeto 12:30 Acústico recebe o som mais intimista da banda Somato

spot_imgspot_img

Dia 07/10, quinta-feira, às 12h30, no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Gratuito e aberto á comunidade.

O Projeto 12:30 Acústico desta quinta-feira, 07/10, recebe o som variado e mais intimista da banda Somato, que realizou turnê na Europa neste ano e, recentemente, fez outras apresentações na UFSC. O show acontece às 12h30 no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Espetáculo gratuito e aberto á comunidade.

O grupo foi selecionado para o I Festival de Música da UFSC 50 Anos, promovido pela Secretaria de Cultura e Arte em agosto, com a canção Sensato, e integrou a programação da Semana Ousada de Artes, realizada pela UFSC e Udesc. E depois do show ao ar livre no campus, agora é a vez do palco do Teatro da UFSC receber a apresentação mais intimista, característica do Projeto 12:30 Acústico.

Com pouco mais de um ano de estrada (formada em maio de 2009) a Somato já tem bastante história para contar.

Uma gama variadíssima de músicos que vão do popular ao rock e ao erudito compõem o repertório da banda Somato.

A banda trabalha tanto com composições próprias como com versões peculiares de artistas das mais variadas origens e gêneros, temperando tudo com sonoridades novas e incorporando estes experimentos na sua maleta de truques. Cambaleando por diferentes estilos as influências vão do folclore latino-americano ao rock, com elementos de chanson française, música erudita e música popular brasileira.

Histórico

A história da Somato é uma história recente. No entanto, é uma história de muita afinidade, muita paixão e amor à música. Um reencontro nada inesperado, um coral e a formação de uma outra banda marcam o início da trajetória desses cinco elementos.

O encontro de Bruno, Clawn, Glo, Gaspa e Mari aconteceu antes da formação da banda. Durante algum tempo curtiram passeios e divertiram-se juntos, a ideia de fazer um som juntos sempre pairando no ar. Esperava-se que, em virtude da grande afinidade, seria algo muito certo, mas nunca apareciam oportunidades de ensaio. Até que surge um convite para abrir um show em virtude da comemoração dos 50 anos da Revolução Cubana, em que a Somato acabou abrindo o show para o músico Dante Ramon Ledesma.

O primeiro ensaio aconteceu em virtude desse show, e contava ainda com a participação da flautista Rafaella Lenoir (que acabou se desligando do grupo por ter se mudado para a Argentina). Naquele dia 25 de maio de 2009 tudo ficou muito claro. A afinidade não era apenas amizade, mas uma vontade muito grande, um desejo enorme de fazer boa música.

Continuaram os ensaios com afinco mesmo passada a apresentação. Surgem então oportunidades de tocar em festas, novos eventos, e os primeiros shows vão acontecendo.

Ao mesmo tempo, o grupo também se dedica a produzir e gravar demos de suas composições próprias, bem como do seu repertório de versões cover.

Ainda em 2009, a banda recebeu uma proposta para tocar em Lille, França, no
Rouge Bar. A partir desta ideia o grupo partiu, ao final de março de 2010, para uma turnê na Europa. Para se preparar para isto, a banda realizou mais uma série de shows e gravou um EP com cinco de suas músicas para divulgar seu som por lá.

A Somato chegou a Paris no dia 23 de março, e partiu para sua aventura européia passando pela França, Bélgica, Holanda e Áustria. Seja tocando na rua, seja nos pequenos shows intimistas em bares e cafés, a Somato traz sempre um pouco de sol e alegria por meio da música.

Em Troyes, França, além de algumas apresentações o grupo filmou seu primeiro videoclipe, feito inteiramente em HD pelo artista visual e fotógrafo Fabrice Massey (www.flickrs.com/photos/fabrys), também uma concepção independente, que deve sair daqui a alguns meses.

Após se despedir da Europa com duas apresentações no dia 21 de junho na Fête de la Musique em Paris, o grupo retornou a Florianópolis e sem descanso continua fazendo gecshows e trabalhando em músicas novas.

Integrantes da Somato:

Glo (voz e teclados), Clawn(violão e voz), Bruno (guitarra e voz), Gaspa (violoncelo e voz) e Mariel (percussão e voz).

Projeto 12:30

O projeto 12:30 é realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e apresenta semanalmente atrações de cunho cultural de música, dança e teatro. As apresentações acontecem todas as quartas-feiras, ao ar livre, na Concha Acústica, e, quinzenalmente, às quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto dentro do campus da UFSC devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br.

SERVIÇO:

O QUÊ: Show com a banda Somato. Repetório: do popular ao rock e ao erudito
QUANDO: Dia 07 de outubro de 2010, quinta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha. Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO Projeto: projeto1230@dac.ufsc.br e (48) 3721-9348 ou 3721-9447
SOMATO: E-mail do grupo: talk2somato@gmail.com

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img