23.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Projeto Agenda Cultural no Museu VItor Meirelles

spot_img

Projeto Agenda Cultural no Museu VItor Meirelles

spot_imgspot_img

O Museu Victor Meirelles sedia mais uma ação do projeto Agenda Cultural nos dias 29 e 30 de julho.

A oficina teórica O lugar do escrito de artista na contemporaneidade, com Felipe Scovino, contemplará a análise crítica e a reflexão do amplo campo das escrituras de artistas: diários, cartas, ensaios e textos publicados em periódicos e livros, escritos por artistas visuais que marcaram o campo artístico brasileiro, entre as décadas de 1950 e 1990, tais como Lygia Clark, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Cildo Meireles, Tunga e Artur Barrio.

A pré-inscrição pode ser feita até 22/07.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo professores, artistas, estudantes, entre outros interessados. Serão 50 vagas disponibilizadas. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 22 de julho de 2010 seu pedido de pré-inscrição com os dados abaixo para museu.victor.meirelles@iphan.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 23 de julho.

Por meio da escrita desses artistas, um painel abrangente sobre a produção artística contemporânea será apresentado e discutido. Os escritos de artista podem se constituir como um campo autônomo da chamada ?obra plástica? ou ainda se conectarem de forma enfática e complementar com a obra do artista visual. A oficina estabelecerá as conexões que existiram entre os diferentes campos culturais e artísticos do período de estudo e a sua discussão com os aspectos experimentais da arte.

Sobre o ministrante:

Felipe Scovino (Rio de Janeiro, 1978) é doutor em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-doutorado pela mesma instituição. Também atua como curador e critico de arte. Foi curador das exposições: Lygia Clark (Dan Galeria, São Paulo, 2004), Arquivo contemporâneo (MAC, Niterói, 2009), Décio Vieira: investigações geométricas (Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, 2010), O lugar da linha (Paço das Artes, São Paulo; Museu de Arte Contemporânea, Niterói, 2010) e Entre desejos e utopias (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2010). Em 2008 foi curador-adjunto de Diálogo concreto: design e construtivismo no Brasil (Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2008 e Caixa Cultural, São Paulo, 2009) e foi um dos curadores do Abre-alas 6 (A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, 2010). Foi organizador do colóquio Lygia Clark: diários de uma artista (Oi Futuro, Rio de Janeiro, 2007) e do seminário Hélio Oiticica ? Museu é o mundo (Itaú Cultural, São Paulo, 2010). É autor dos livros Arquivo Contemporâneo (7Letras, 2009) e Cildo Meireles (Azougue Editorial, 2009). Escreveu ensaios sobre arte contemporânea para as revistas Third Text, Flash Art, Arte & Ensaios, Dasartes, Santa Art Magazine, Tatuí e Concinnitas. Atualmente organiza, juntamente com Renato Rezende, o livro Coletivos (Rio de Janeiro, Editora Circuito). Foi ganhador da bolsa de estímulo à produção crítica (Minc/Funarte) em 2008. E professor adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (EBA/UFRJ).

O quê: Oficina O lugar do escrito de artista na contemporaneidade com Felipe Scovino.

Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.

Quando: 29 e 30 de julho de 2010, das 14 às 18hQuanto: Gratuita.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img