19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Projeto Aluno Monitor encerra com mil pessoas capacitadas em Florianópolis

spot_img

Projeto Aluno Monitor encerra com mil pessoas capacitadas em Florianópolis

spot_imgspot_img

No dia 21 de outubro, 520 estudantes de escolas públicas de Florianópolis e servidores municipais receberam os diplomas

foto/divulgação:

Formatura Aluno Monitor, Desafio Digital e Saber Digital

Foi realizada na última sexta-feira, dia 21 de outubro, a formatura de 520 estudantes de escolas públicas de Florianópolis e servidores municipais nos cursos Aluno Monitor, Desafio Digital e Saber Digital. Os programas tiveram como objetivo capacitar jovens em informática básica e despertar o interesse pelo setor tecnológico, hoje uma das principais economias do município. Desde o início da realização do projeto, em maio de 2010, cerca de mil pessoas foram capacitadas.

Os cursos foram gratuitos e tiveram duração de dois meses. Durante as aulas do Aluno Monitor, os alunos entenderam como funcionam computadores, sistemas operacionais e redes. Além disso, tiveram capacitações em manutenção de microcomputadores e softwares de produtividade como editores de texto e planilha. Já no Desafio Digital, os jovens conheceram técnicas de desenvolvimento básico de websites, simuladores de robôs e games.

Dos 520 formandos na última sexta-feira, 321 eram servidores da Prefeitura de Florianópolis, que participaram do projeto por meio do curso Saber Digital. O programa Saber Digital foi criado para oferecer aos servidores da Prefeitura cursos de capacitação em informática básica. A capacitação dos servidores da Prefeitura tem o objetivo de ampliar a disseminação das ações de governo eletrônico, preparando os funcionários para a melhor utilização e orientação sobre os sistemas de modernização da administração municipal.

Em poucas palavras, o Prefeito Dário Berger parabenizou os formandos e puxou os aplausos para todos que concluíram os cursos, destacando a importância da busca pela qualificação. “Existem as pessoas comuns, que apenas ficam reclamando pelos cantos, e existem as pessoas especiais, que, apesar das dificuldades ou dos obstáculos, têm iniciativa e investem em si mesmas”, destacou o Prefeito.

Os cursos têm certificação da Microsoft e em Florianópolis teve a realização da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES).

Semana de Ciência e Tecnologia
A formatura do projeto Aluno Monitor, Saber Digital e Desafio Digital fez parte da programação da I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que foi realizada entre 17 e 23 de outubro. A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia aconteceu em paralelo a Semana Nacional, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img