19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Projeto Câmara Cidadã acontece neste sábado no Centro de Florianópolis

spot_img

Projeto Câmara Cidadã acontece neste sábado no Centro de Florianópolis

spot_imgspot_img

Tem 230 entidades participantes e espera atrair 30 mil pessoas.

Pelo menos 30 mil pessoas, o dobro do registrado na primeira edição, em outubro do ano passado, são esperadas na segunda edição do projeto Câmara Cidadã, iniciativa da Câmara de Vereadores de Florianópolis, que será realizada no próximo dia 12, das 9 às 17 horas, no espaço central compreendido entre o Teatro Alvaro de Carvalho, passando pela Praça XV de Novembro e entorno, até a Praça Fernando Machado. O evento, que teve hoje (01/06) sua reunião final de organização coordenada pelo presidente da Câmara, vereador Gean Loureiro, tem 230 entidades oficialmente cadastradas para participar, envolvendo 1.900 voluntários.

Devido à estrutura envolvida, a partir da quinta-feira da próxima semana, dia 10, o transito de veículos será parcialmente interditado no espaço central, principalmente em frente à Catedral e Praça Fernando Machado, para montagem de dois grandes palcos. Na sexta-feira serão montadas as tendas, onde serão ficarão os serviços a serem oferecidos no dia seguinte. A estrutura foi planejada para que o Câmara Cidadã aconteça normalmente mesmo se chover.

Como foi no ano passado, sob coordenação da Câmara de Vereadores, mais de duas centenas –também mais que o dobro da primeira edição – de entidades da sociedade organizada estarão engajadas no projeto, que tem como principal característica o oferecimento de dezenasde serviços à população, além de opões de lazer, sem interrupção, durante oito horas. Entre os serviços de saúde destacam-se a realização de teste de colesterol, diabetes e pressão arterial, de exames médicos simples, distribuição de preservativos e dicas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, de cuidados com a pele, orientação odontológica e de tratamento de combate ao fumo.

Outros serviços a serem disponobilizados gratuitamente estão os de confecção de carteira de identidade e CPF, carteira de trabalho, de parcelamento de contas da Casan, fornecimento de segunda via de fatura da Celesc, informações juridicas (aluguel, contratos, INSS, trabalhista, penal etc.), orientações sobre habitação, dicas de transito, tudo sobre IPTU, corte de cabelo e manicure, orientações sobre Plano Diretor, reciclagem, fotografia, cosmetologia, estética e confecção do cartão do idoso, dentre outros. É muito importante que para facilitar o acesso a qualquer serviço, embora gratuito, o interessado leve consigo sua carteira de identidade, CPF e um comprovante de residência.

Além de atrações artisticas e musicais nos dois grandes palcos – um ao lado da Catedral e outro na Praça Fernando Machado, onde irão se apresentar bandas, corais, grupos de dança, folclore e tradição, escolas de samba e até um desfile de meninas que customizam roupas – o Câmara Cidadã oferecerá várias opções de lazer, como maquiagem infantil, peças de teatro, todo tipo de recreação, esportes, exposição de desing e publicidade e atividades para a terceira idade.

Veja a programação completa

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img