18.7 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Projeto Consultório de Rua já é uma realidade em Florianópolis

spot_img

Projeto Consultório de Rua já é uma realidade em Florianópolis

spot_imgspot_img

Capital é uma das vinte cidades do Brasil a ofertar este serviço

O secretário adjunto da Saúde da capital, Clécio Espezim, coordenou nesta terça-feira a primeira reunião de avaliação do Projeto Consultório de Rua. Florianópolis foi um dos 20 municípios brasileiros selecionados pelo Ministério da Saúde para receber este programa. O encontro contou com a presença de profissionais da área e da líder comunitária da região continental, Flávia Bruxel, que há mais de 30 anos realiza um trabalho com moradores de rua e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Neste primeiro momento as ações das equipes do Consultório de Rua em Florianópolis vêm acontecendo nas terças e quintas-feiras no período vespertino e abrangem apenas a região central da cidade. A idéia é através do dialogo com moradores de rua usuários de álcool e drogas conhecer sua situação de saúde e ofertar a eles os serviços prestados pela Rede Municipal de Saúde. “Muitas vezes além do próprio vicio estas pessoas são portadoras de doenças e dentro da lógica do SUS merecem nossa atenção”, lembrou o secretário adjunto.

Toda ação se baseia no principio de respeitar a decisão de cada pessoa, deixando a seu critério aceitar a oferta ou ainda buscar auxilio para abandonar o vício. Ficou acordado durante a reunião desta terça-feira que em caso de necessidade de encaminhamento o Centro de Saúde da Prainha será a unidade de referência. Para tanto os profissionais que lá trabalham receberão uma capacitação específica.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img