20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Projeto da Prefeitura de Florianópolis está entre os 20 melhores do País

spot_img

Projeto da Prefeitura de Florianópolis está entre os 20 melhores do País

spot_imgspot_img

Prêmio Melhores Práticas em Gestão contempla experiências para solucionar problemas socioambientais com ideias inovadoras

O Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, realizado pela Caixa Econômica Federal, contempla experiências que geram soluções para os problemas socioambientais de todo o Brasil com ideias simples e inovadoras.

No total foram inscritos 200 projetos, para a final 35 foram selecionados e 20 premiados em uma cerimônia que ocorreu na Capital Federal no mês de dezembro. A iniciativa foi o único Projeto catarinense agraciado com o Prêmio.

O Projeto Brigada Comunitária capacita pessoas maiores de 18 anos a dar uma primeira resposta em situações de emergência. Da mesma forma faz parte do trabalho social desenvolvido no Projeto Maciço do Morro da Cruz, que atende 16 comunidades de interesse social, com obras de infra-estrutura e urbanização.

Até o momento foram formados 125 brigadistas, que estão preparados para auxiliar as comunidades no enfrentamento das adversidades do dia a dia, como deslizamentos, enchentes e primeiros socorros.

“Este prêmio é muito importante, porque materializa o trabalho social nos projetos de urbanização de áreas de interesse social”, comentou Kelly Cristina Vieira, gerente de projetos especiais da SMHSA. Segundo ela, as comunidades costumam valorizar somente o que é construído de físico, o que aparece como o muro, a pavimentação e as casas.

O social tem sua intervenção voltada para o subjetivo como a organização das comunidades, a educação ambiental, a mobilização social. “São ações orientadas para qualificar a vida das pessoas individual e coletivamente. São obras que não são visíveis ou possuem medidas, pois interferem diretamente na atitude de cada morador enquanto cidadão”.

A assistente social destacou que o Projeto Brigada Comunitária: Construindo Comunidades Mais Seguras, se concretiza no atendimento de situações de emergências na forma de valores de solidariedade, união e construção do bem comum.

Os brigadistas estão em todas as comunidades do Maciço. Devido as características geográficas bastante acidentadas e de difícil acesso estas pessoas podem dar a primeira resposta antes mesmo da chegada dos Bombeiros reduzindo os danos.

O prêmio da CAIXA é baseado no Best Pratices and Local Leadership Programme da ONU Habitat. As 20 práticas premiadas concorrem em um concurso Internacional que será realizado em Dubai e promovido pela ONU Habitat, que destaca iniciativas que promovem a melhoria de assentamentos humanos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img