20.8 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Projeto do Jardim Botânico de Florianópolis começa a ser discutido

spot_img

Projeto do Jardim Botânico de Florianópolis começa a ser discutido

spot_imgspot_img

O Jardim Botânico terá 70 hectares e será distribuído em três áreas – Itacorubi, Canasvieiras e Cidade das Abelhas

A área da Comcap, a Cidade das Abelhas, área que pertence à Epagri, e parte do terreno do Sapiens Parque devem se transformar no Jardim Botânico de Florianópolis. Para isso, já foram investidos R$ 500 mil na elaboração do projeto e no plano de gestão do Jardim Botânico de Florianópolis. O investimento é parte do aporte do Grupo EBX nesse projeto, que terá 70 hectares e será distribuído em três áreas – Itacorubi, Canasvieiras e Cidade das Abelhas. Para discutir a implantação do Jardim Botânico, foi realizado no ultimo dia 19 um seminário na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável. Entre as instituições presentes no evento estavam os representantes da FATMA, a Epagri, a Fapesc e a UFSC, alem de palestrantes convidados.

Foram apresentadas e debatidas diversas questões e sugestões sobre o projeto. Uma delas de que a parte abrangida pelo Sapiens Parque, chamada de Papaquara, poderá ter uma temática tecnológica e poderá ser aproveitada principalmente no verão, contando com o movimento de turistas para visitas. Para a Cidade das Abelhas foi discutida a possibilidade de haver um Belvedere, para que os visitantes possam usufruir de uma bela vista do parque. A intenção é que os três locais tenham acesso fácil e foi abordada a relevância de existir meios de transporte para interligá-los.

Os participantes comentaram ainda sobre o valor da criação de uma biblioteca, uma sala de exposição, um setor responsável pela educação ambiental, trilhas naturais e autoguiadas, um laboratório de pesquisa e um centro de informação. É intenção, também, que o Jardim Botânico tenha um papel cultural, principalmente com a conscientização ecológica, buscando a integração homem e natureza – com roteiros educativos, roteiros históricos e reciclagem. Outra atividade deverá ser a de produzir mudas e uma tentativa de valorização da arquitetura do parque. Os participantes discutiram também sobre a possibilidade de utilizar uma fonte de energia alternativa nas áreas.

Todas essas ideias e sugestões deverão ser avaliadas por um comitê gestor do projeto. Durante as apresentações, as empresas contratadas para elaborar o projeto mostraram outros parques que são referência, como: o Kew Gardens, de Londres, o Jardim Botânico de Camberra, na Austrália, e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img