21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Projeto Lontra Brasil é desenvolvido no Parque Estadual da Lagoa do Peri

spot_img

Projeto Lontra Brasil é desenvolvido no Parque Estadual da Lagoa do Peri

spot_imgspot_img

SC se destaca e recebe verba

Um refúgio no Sul da Ilha de SC passou a ter reconhecimento nacional e apoio financeiro para ampliar o trabalho de busca, salvamento e recuperação de animais ameaçados de extinção. O foco especial do Instituto Ekko Brasil são as lontras.

O trabalho do Projeto Lontra Brasil é desenvolvido no Parque Estadual da Lagoa do Peri, em Florianópolis. No local, uma equipe de 11 pessoas, entre oceanógrafos, biólogos, educadores ambientais, sociólogos, jornalistas e engenheiro de aquicultura, cuida dos animais.

Segundo o criador do Projeto Lontra Brasil, Odemar Carvalho Júnior, as lontras adultas que são encaminhadas para o parque pela Polícia Ambiental ou pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Ibama são recuperadas e liberadas para o ambiente selvagem o mais rápido possível.

O principal objetivo é contribuir com o conhecimento e conservação da lontra brasileira (lontra longicaudis). Nele, são desenvolvidos trabalhos de campo, de pesquisa, educação ambiental e manutenção dos animais em cativeiro. O projeto combina trabalhos de pesquisa com sociais, envolvendo comunidades que vivem perto do parque.

A Petrobras passou a patrocinar o projeto há pouco mais de um ano, através do Programa Petrobras Ambiental. A base principal do apoio é em Florianópolis, mas inclui ações em outras 21 cidades, como Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antonio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento e Palhoça.

Publicado: ClicRS – Diário Caratinense, em 13/08/2010.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img