19.4 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Psicanalista desmistifica a ansiedade e seus reflexos

spot_img

Psicanalista desmistifica a ansiedade e seus reflexos

spot_imgspot_img

Evento será realizado na Livrarias Catarinense em Florianópolis

O organismo humano é uma grande incógnita ainda para a medicina, principalmente no que diz respeito à mente humana. Suas reações aos fatores externos podem ser das mais diferentes formas, o que em alguns casos acaba causando desequilíbrio nas pessoas, como acontece quando não é possível controlar a ansiedade.

“Podemos dizer que a ansiedade sempre esteve presente. A novidade é que só agora estamos dando atenção à quantidade, tipos e efeitos dessa ansiedade sobre o organismo e sobre o psiquismo humano. Nos tempos primitivos da humanidade, as ameaças eram apenas as concretas, e a pessoa tinha um determinado objeto real à combater (fugir ou atacar), localizável no tempo e no espaço. Hoje em dia esse objeto de perigo é internalizado através de idéias. As ameaças vivem, dormem e acordam conosco. Em um ser não falante, o estímulo natural, por exemplo, de um cachorro, para um gato, representa um estímulo estressante preciso e definido. No ser humano, um elevador pode representar um elevador mesmo, se a pessoa não tem ansiedade patológica, ou um estímulo bastante estressor, se a pessoa tiver claustrofobia”, afirma o psicanalista Yuri Amado.

O assunto será debatido no próximo dia 24 de junho na Livrarias Catarinense em Florianópolis no projeto Estudo de Caso, que este mês terá como tema a Ansiedade e seus reflexos. A Ansiedade considerada patológica aparece como um sentimento de apreensão, uma sensação de que algo está para acontecer, ela representa um contínuo estado de alerta e uma constante pressa em terminar as coisas que ainda nem foram começadas.

“São critérios utilizados para caracterizar o transtorno de ansiedade generalizada a ansiedade e preocupação excessiva, ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, nos diversos eventos ou atividades, tais como desempenho escolar ou profissional. A dificuldade em controlar a preocupação, e quando a ansiedade e a preocupação estão associadas com três ou mais sintomas, como inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, fadiga, dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente, irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono”, completa Yuri.

A ansiedade e seus reflexos serão alguns dos assuntos debatidos no evento, no qual o público poderá fazer perguntas e tirar suas dúvidas com o psicanalista Yuri Amado. O projeto Estudo de Caso faz parte da agenda cultural da rede Livrarias Catarinense e tem como objetivo debater temas de interesse público e disseminar conhecimento gratuitamente. Neste mês o evento será realizado no próximo dia 25 de junho a partir das 19h30 na na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping em Florianópolis, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações: (48) 3271.6001.

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img