fique por dentro de floripa

- Opinião - Quarentena: treinar em casa fortalece a imunidade

24.03.2020

Quarentena: treinar em casa fortalece a imunidade

24.03.2020
Quarentena: treinar em casa fortalece a imunidade
Foto: Divulgação

Por Fernando Arruda, educador físico - Live Sports Center

Não podemos nos entregar neste momento tão complicado e baixar a cabeça aceitando que tudo vai ser horrível e desastroso. É necessário entender que a rotina saudável deve ser mantida, dentro, claro, das limitações que a quarentena impõe.

A manutenção da atividade física nos ajuda a manter a nossa imunidade mais forte no combate da pandemia do COVID-19. Outros fatores também colaboram para fortalecer o sistema imunológico, como dormir bem, controlar o stress e ter uma alimentação balanceada e sem dietas restritivas. 

Além da imunidade, fazer atividades físicas de forma rotineira e contínua ajuda a diminuiria ansiedade e o stress, aumenta o gasto calórico e ajuda - e muito - a manter uma rotina alimentar melhor.  Todos os dias, procure dedicar ao menos 30 minutos do seu tempo para exercitar o corpo. É importante que não sejam em lugares com muitas pessoas. 

Temos muitos treinadores ajudando as pessoas nas redes sociais, oferecendo treinos prontos e para todos os níveis. Basta procurar. E esta colaboração dos profissionais de educação física com as pessoas ainda evoluirá muito durante a “Corona Crise”.

É preciso atenção na escolha destes treinos e profissionais, pois todos parecem iguais, mas não são. Dê preferência, se possível e se você tiver, ao seu professor da academia ou um que você conheça.

É preciso levar em conta que, cada pessoa um tem um condicionamento, a chamada “individualidade biológica”: alguns podem ter limitações ou lesões.

O isolamento é eficaz, porém pode ser prejudicial para a saúde emocional. A atividade física é uma das maneiras de ocupar a mente e combater essa crise. Afinal, precisamos estar bem para conseguir passar desta fase de quarentena e começar um novo episódio na história - livres de pandemia e de outras doenças provocadas pelo distanciamento social, como a ansiedade e a depressão.

Faça atividade física. Agora e sempre. Muitas pessoas querem ajudar nesta fase e isto trará resultados positivos ao final da pandemia, como união, compaixão e amor ao próximo. Juntos somos mais fortes.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Coronavírus e a dura realidade da advocacia

21.05.2020

Coronavírus e a dura realidade da advocacia

Uma nova realidade para empresas catarinenses

12.05.2020

Uma nova realidade para empresas catarinenses

Visão pós-quarentena

23.04.2020

Visão pós-quarentena

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.