20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Quarta-feira de tempo seco com diminuição da temperatura em Santa Catarina

spot_img

Quarta-feira de tempo seco com diminuição da temperatura em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Nesta quarta-feira, 14, o sol aparece entre nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. A previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram indica que o afastamento da frente fria e avanço de uma massa de ar frio e seco pelo Uruguai e Sul do Brasil deixam a temperatura amena em relação ao dia anterior, mais baixa à noite. O vento sopra de Oeste e Sudoeste, com intensidade forte e rajadas na madrugada e manhã, passando a fraco e moderado durante a tarde.

Na quinta e sexta-feira, a temperatura estará baixa na madrugada e amanhecer, com mínimas entre 0°C e 5°C no Planalto e em áreas altas do Meio-Oeste, com formação de geada fraca. No sábado, o tempo segue firme, com nevoeiros ao amanhecer, sol e aumento de nuvens durante à tarde na maior parte de SC. A temperatura estará com pouca elevação no Litoral e mais alta do Oeste ao Planalto.

Fortes ventos causam estragos em alguns municípios

A frente fria associada a um forte ciclone extratropical próximo ao Litoral da Argentina e Uruguai causou alguns estragos em Santa Catarina na terça-feira, 13. Os fortes ventos provocaram destelhamento de casas e quedas de árvores em Vargeão e Rancho Queimado. Em Florianópolis, o vendaval derrubou um poste no Bairro Estreito, deixando parte da região sem energia elétrica.

Em Palhoça, houve o registro de destelhamento em oito residências. Em Campo Alegre, os ventos fortes destruíram árvores e causaram danos materiais em cinco casas. Em Rio Negrinho, houve destelhamentos em duas residências e danos em um posto de combustível.

Outro município atingido foi Irani. Duas casas tiveram parte do forro e do telhado arrancados pelo vento. Os bombeiros auxiliaram as famílias com a doação de lonas, como medida temporária para a proteção da mobília.

Condição do mar

No decorrer desta quarta e quinta-feira, 14 e 15, o vento continua intenso em alto mar, provocando ondas agitadas no Litoral catarinense, com picos de 3m próximo à costa e mais altos em áreas afastadas. Há risco de ressaca, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres.

A influência da lua cheia, associada à condição acima, favorece a ocorrência de alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como Rodovia Diomício Freitas (Sul da Ilha), região do CentroSul (Centro de Florianópolis), praias do Sul da Ilha, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas, entre outros.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.

Mar agitado: perigo à navegação e à atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipalde Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Tendência de 18 a 28 de setembro

Tempo estável, com sol e pouca nebulosidade em SC, na maior parte do período. No decorrer do sábado, dia 17, uma frente fria passa rapidamente pelo Litoral do RS e de SC, causando nebulosidade e chuva com fraca intensidade. A temperatura diminui entre os dias 18, 19 e 20.

As informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicaçào do Governo do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img