fique por dentro de floripa

- Turismo - Quatro milhões de turistas já passaram por Santa Catarina desde o começo da alta temporada

05.01.2016

Quatro milhões de turistas já passaram por Santa Catarina desde o começo da alta temporada

05.01.2016
Quatro milhões de turistas já passaram por Santa Catarina desde o começo da alta temporada
Foto: Luiz Roberto Francisconi/SOL

Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, a movimentação turística em Santa Catarina foi de cerca de quatro milhões de pessoas desde o início de dezembro de 2015 até os primeiros dias de janeiro de 2016. Esse número inclui catarinenses, estrangeiros e pessoas de outros estados do Brasil. Cerca de 65% dos visitantes escolheram as cidades e praias das regiões Costa Verde e Mar e Grande Florianópolis. As informações são da assessoria de comunicação do governo estadual. 

 Os demais, aproximadamente 35%, dividiram-se entre o Litoral Norte, nos balneários da região turística Caminho dos Príncipes, Litoral Sul, nas regiões Encantos do Sul e Caminho dos Canyons, Serra catarinense, além de Vale do Contestado e Grande Oeste, devido aos balneários de águas termais.

 Os principais mercados emissores internacionais são Argentina, Chile e Uruguai. Já os nacionais são o próprio estado de Santa Catarina, seguido por Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O grande número de turistas circulando pelo estado pode ser explicado por dois motivos: a alta do dólar e a promoção turística feita ao longo de 2015 no Brasil e em países da América Latina. “Focamos as ações de divulgação nesses dois mercados, e o resultado já está sendo percebido em todas as regiões de Santa Catarina”, destacou o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

 A expectativa é encerrar a temporada de verão com a movimentação turística de oito milhões de pessoas. Os principais reflexos aparecem na ocupação hoteleira: os meios de hospedagem do litoral têm registrado, nas últimas semanas, médias de ocupação entre 80% e 100%. No Réveillon, conforme a Abih SC, esse número chegou a 97% e, para janeiro, a expectativa de ocupação é de 85%. Na Serra catarinense, de acordo com o empresário Ivan Cascaes, a ocupação ficou entre 90% e 100% no final do ano, com destaque para a presença de norte-americanos e alemães. A expectativa para janeiro é de ocupação de 70% dos leitos.

 Em relação aos balneários de águas termais, as cidades de Piratuba e Itá são os grandes destaques. Itá teve ocupação de 100% nas últimas duas semanas. Em Pitatuba, os quase três mil leitos e as áreas de camping também registraram lotação máxima. Na cidade, foram comercializados 32,6 mil banhos entre a véspera do Natal e o dia 1º de janeiro de 2016.

 No Aeroporto Hercílio Luz, conforme a Infraero, o número de pousos aprovados de voos charter é de 385 (sendo 267 da Argentina, 97 do Chile, 11 do Paraguai, 10 do Uruguai). Já os voos extras nacionais são 312. Durante a temporada 2014/2015, foram 231 voos nacionais extras, ou seja, o crescimento é de cerca de 35%. No total, durante esta temporada serão 697 pousos a mais, entre os voos charter e extras. “Nossa expectativa foi superada, já que acreditávamos que esse número seria de 600 voos”, comemora o secretário Filipe Mello.

 Em relação aos ônibus, a maior empresa que faz a linha Buenos Aires-Florianópolis está operando com cinco ônibus diários até o dia 31 de janeiro. Já a companhia que possui linhas que partem do Uruguai opera com três a quatro ônibus diários em janeiro, conforme demanda, também com chegada na Capital catarinense.

 Em relação aos cruzeiros, esta temporada deve fechar com 28 escalas em Porto Belo e 16 em Itajaí.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

SKY retoma voos diretos entre Florianópolis e Santiago; passagens aéreas variam a partir de US$ 57

10.10.2019

SKY retoma voos diretos entre Florianópolis e Santiago; passagens aéreas variam a partir de US$ 57

Blue Tree Premium Florianópolis é referência em hospedagens românticas

09.10.2019

Blue Tree Premium Florianópolis é referência em hospedagens românticas

Turismo de eventos movimenta economia de Florianópolis

08.10.2019

Turismo de eventos movimenta economia de Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.