fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Queda nos juros e otimismo com a economia aquecem mercado imobiliário

30.08.2019

Queda nos juros e otimismo com a economia aquecem mercado imobiliário

30.08.2019
Queda nos juros e otimismo com a economia aquecem mercado imobiliário
Foto: Parque Linear do Córrego Grande / DIvulgação

A taxa básica de juros praticada no Brasil chegou ao menor nível registrado desde 1998 e impacta de forma positiva o custo do dinheiro para financiamentos imobiliários. A sucessão de doze quedas consecutivas na chamada taxa SELIC e a expectativa de retomada do crescimento econômico já refletem positivamente no mercado. Pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostra que no segundo trimestre do ano o número de vendas de imóveis residenciais novos no País subiu 22,9% em relação aos três meses anteriores. Na comparação com 2018 a alta de vendas registrada no primeiro semestre foi 12,1%. Esse movimento resultou em queda de 8,7% no estoque de imóveis (dado que leva em conta imóveis na planta, em obras e recém-construídos).


“O mercado imobiliário sempre apresenta oportunidades para quem busca diversificar investimentos.  O importante é analisar as opções com serenidade e comprar bons imóveis, que tenham maior chance de valorização quando ocorrer a retomada do crescimento econômico”, diz o gestor de investimentos Alexandre Amorim, da Par Mais. 

A pesquisa Focus, do Banco Central, mostra que os economistas ainda estão cautelosos quanto aos resultados do PIB em 2019, mas que a expectativa para 2020 é positiva. Esse ano o volume de riqueza produzida no País deve variar positivamente em 0,81%. No próximo, a expansão deve ser de 2,10%.

Para se manterem competitivas nesse cenário, as construtoras apostam em produtos diferenciados. A Dimas Construções, de Florianópolis, por exemplo, utilizou até pesquisas de dados para desenvolver um imóvel – o D/Spot. – com características que atendam às necessidades de um novo perfil de consumidor. O empreendimento terá área residencial e comercial, com uma galeria de serviços e opções gastronômicas, e diferenciais como lavanderia compartilhada, horta, geração de energia fotovoltaica, armários para compartilhamento de itens de uso pouco frequente, como aspirador industrial e ferramentas, e pontos para recarregar bicicletas e carros elétricos.

“Identificamos que as pessoas valorizam cada vez mais o tempo. Elas querem morar em um local onde tenham comodidade e possam resolver diversos aspectos da sua vida de forma rápida”, diz o diretor da construtora, Daniel Dimas. Outro ponto destacado nas pesquisas que guiaram o planejamento do projeto foi a integração com o meio ambiente. Justamente por isso, uma das grandes preocupações da equipe responsável pelo planejamento do D/Spot. foi a ligação do edifício com o Parque Linear. Com cinco quilômetros de extensão, o Parque forma um corredor verde onde é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta ou levar as crianças ao parque.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Mel catarinense premiado novamente como o melhor do mundo

13.09.2019

Mel catarinense premiado novamente como o melhor do mundo

Artigo: “Os reflexos da Semana da Pátria no comércio catarinense”

13.09.2019

Artigo: “Os reflexos da Semana da Pátria no comércio catarinense”

Cálculo do Índice de Custo de Vida pela Udesc Esag passa a usar aplicativo móvel na coleta de dados

12.09.2019

Cálculo do Índice de Custo de Vida pela Udesc Esag passa a usar aplicativo móvel na coleta de dados

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.