fique por dentro de floripa

- Gastronomia - Queijos artesanais de Minas Gerais e de Santa Catarina são eleitos os melhores do país

30.09.2019

Queijos artesanais de Minas Gerais e de Santa Catarina são eleitos os melhores do país

30.09.2019
Queijos artesanais de Minas Gerais e de Santa Catarina são eleitos os melhores do país
Foto: Divulgação

Quinta edição do Prêmio Queijo Brasil foi em Florianópolis (SC) e teve recorde de inscrições

O Prêmio Queijo Brasil, o mais importante concurso de queijos artesanais do Brasil, elegeu em sua 5ª edição os melhores queijos nacionais entre 717 inscritos. O concurso ocorreu em Florianópolis em entre os dias 18 e 22 de setembro e contou com 32 jurados, entre técnicos e sensoriais. 

Pela primeira vez, o concurso concedeu três troféus Super Ouro, onde só participam os queijos de medalha ouro de todos os estilos. Houve empate técnico na edição realizada em Santa Catarina, e a rodada final premiou: Queijo Artesanal Alagoa Fazenda Bela Vista (Premium 61-120 dias/MG), Queijo de Ovelha Extracurado (Gran Paladare - acima de 120 dias/SC) e Queijo Tipo Comté Serra das Antas (acima de 120 dias/MG).

A edição 2019 do Prêmio Queijo Brasil foi histórica. O número total de inscritos cresceu cerca de 50% em relação ao ano passado, passando de 479 para 717, incluindo queijos de todas as regiões do país. Além disso, pela primeira vez, o evento foi levado para fora de São Paulo, realizado em Florianópolis (SC), e, de forma geral, produtores da região Sul foram especialmente estimulados a concorrer, sobretudo Santa Catarina, que foi o segundo estado com maior número de queijos inscritos, tendo 80 exemplares. Destes, 43 queijos receberam medalhas de ouro, prata e bronze. Minas Gerais segue na liderança de participação, com 421 queijos (praticamente o dobro da edição anterior), e cerca de 170 medalhas.

Organizado pela ComerQueijo (Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro), foram dois dias intensos de muito trabalho dos jurados, e os resultados foram divulgados na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), em Florianópolis, no dia 20 de setembro. A missão do prêmio continua a mesma: promover o queijo artesanal brasileiro e contribuir com o aprimoramento da sua cadeia produtiva, a começar pelos produtores. Para isso, todos os mais de 700 inscritos receberam suas avaliações por escrito e poderão melhorar para os próximos anos. 

 

Sobre o evento

O Prêmio Queijo Brasil foi idealizado após Bruno Cabral participar como jurado no World Cheese Awards, em Londres, em 2013, sendo o único representante Sul-Americano do Jurado Supremo.

A primeira edição do prêmio foi realizada em novembro de 2014 com a união de Cabral, apoio da revista “Prazeres da Mesa” e de outros apaixonados por queijos. Já na primeira edição reuniu 130 variedades do produto. Retornando em 2016 com a segunda edição, o prêmio teve 234 queijos inscritos.

Sempre sediado em São Paulo, a edição de 2017 passou a ser administrada pela ComerQueijo, ano em que a associação foi criada, e contou com 409 queijos inscritos. Também neste ano, foi introduzido por Daniel Strongin e Michelle Carvalho o método de avaliação por duplas de jurados que é usado até hoje. Já em 2018, o evento contou com 24 jurados nacionais e 479 queijos foram avaliados.  O evento cresceu 250% em participações durante as quatro edições já realizadas e tomou uma dimensão inimaginável. Sabendo da importância do queijo artesanal para a agricultura nacional, foi decidido que o prêmio Queijo Brasil literalmente visitaria o país defendendo e divulgando o queijo brasileiro. 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Ostradamus Coqueiros participa de festival de gastronomia na região continental

17.10.2019

Ostradamus Coqueiros participa de festival de gastronomia na região continental

Festival em Coqueiros

16.10.2019

Festival em Coqueiros

Maremonti apresenta Pizzada Italiana e Jantar Harmonizado especial com chef internacional da Puglia

13.10.2019

Maremonti apresenta Pizzada Italiana e Jantar Harmonizado especial com chef internacional da Puglia

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.