fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Quer saber como foi a performance da economia de SC no primeiro semestre de 2019?

27.09.2019

Quer saber como foi a performance da economia de SC no primeiro semestre de 2019?

27.09.2019
Quer saber como foi a performance da economia de SC no primeiro semestre de 2019?
Foto: Sede da Facisc em Florianópolis

Facisc divulga dados atualizados do Iper/SC na próxima segunda-feira, 30/9

Quer saber como foi a economia catarinense no primeiro semestre de 2019? Então acompanhe na próxima segunda-feira. 30/9, a divulgação dos dados atualizados do Índice de Performance Econômica de Santa Catarina - Iper/SC pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc).  O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, e o economista Leonardo Alonso Rodrigues, vão revelar como foi a performance da economia catarinense no primeiro semestre de 2019 e no acumulado dos últimos 12 meses. A divulgação será às 14h na sede da Facisc.

O Iper é um índice econômico inédito em Santa Catarina. Tem como objetivo produzir uma estimativa trimestral da movimentação econômica das regiões do estado de Santa Catarina e do estado como um todo. O Iper foi criado a partir de indicadores relevantes que possuem relação direta com a movimentação econômica das regiões do estado, como: movimentação bancária, consumo de energia, movimentação do comércio exterior, movimentação do emprego, e movimentação da frota de veículos. “O índice é resultado de cinco grupos de informações e 13 variáveis de dados”, esclarece o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues.

Para a criação do índice foram adotados alguns critérios para a seleção das variáveis escolhidas como: informações que possuam relação com atividade/movimentação econômica (exemplo: emprego), informações de fontes confiáveis, informações que possuam frequência mensal e/ou trimestral de divulgação e que possuam publicação a nível municipal (para agregação regional).

Para que serve o Iper/SC?

Segundo o economista Leonardo Alonso Rodrigues o Iper-SC auxilia no planejamento e tomada de decisões para o setor empresarial. Para o setor público serve como acompanhamento e monitoramento da evolução  da economia local, para a mensuração dos impactos de investimentos, intempestividades e seus resultados sobre a economia local. Também serve para atender às associações empresariais (ACIs) com informações de abrangência local, e pode ser utilizado como referência em todas as regiões de Santa Catarina.       

Diferença entre o Iper-SC e o PIB Catarinense

O Iper capta e mensura mais a movimentação econômica como um todo. Relaciona indicadores de atividade a níveis municipais e regionais de frequência mais recorrente. No Iper são analisadas 13 variáveis divididas em 5 categorias. O PIB é soma dos valores adicionados por setores de forma mais ampla, sendo a soma dos bens e serviços produzidos no estado. “Devido a essas características o que difere é a magnitude das variações, porém, a direção e sentido caminham de igual forma, é o que analisamos com a série histórica que possuímos das duas variáveis”, explica o economista. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Altenburg inaugura loja conceito em Florianópolis

16.01.2020

Altenburg inaugura loja conceito em Florianópolis

CDL Jovem de Florianópolis aponta as novidades da NRF Retail’s Big Show 2020

15.01.2020

CDL Jovem de Florianópolis aponta as novidades da NRF Retail’s Big Show 2020

Viva a Ponte: comércio movimentou cerca de R$ 1,2 mi no evento de reabertura

10.01.2020

Viva a Ponte: comércio movimentou cerca de R$ 1,2 mi no evento de reabertura

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.