Por meio de debates e oficinas, o “Seminário Etnohistória, História Indígena e Educação: as possibilidades na escola”, promovido pelo Laboratório de História Indígena (LABHIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pretende estimular a troca de experiências entre pesquisadores, acadêmicos e professores da educação básica sobre as questões indígenasnesta segunda, 5, e terça-feira, 6, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
O evento é voltado para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da área das ciências humanas, lideranças indígenas, professores indígenas e não-indígenas.
Nesta segunda-feira, será ministrada a oficina sobre a Lei 11.645/08, que trata da obrigatoriedade da inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Discussões sobre questões relativas ao ensino da história indígena na teoria e na prática estão entre os tópicos da oficina.
Completando a programação, três debates estão programados, entre eles “Educação Escolar Indígena no Estado de Santa Catarina – diferentes olhares” e “Etnohistória e História Indígena: a pesquisa auxiliando as práticas na escola”.
Na tarde de terça-feira, 6, ocorrerá o lançamento do livro “Etnohistória, História Indígena e Educação: contribuições ao debate”, organizado pela professora coordenadora do LABHIN, Ana Lúcia Vulfe Nötzold e pelo pesquisador Sandor Fernando Bringmann.
Mais informações no site http://labhin.ufsc.br.