26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Filosofia Clínica e a corporeidade é tema de palestra na Capital

spot_img

Filosofia Clínica e a corporeidade é tema de palestra na Capital

spot_imgspot_img

Bruno Packter explica como questões relacionadas ao corpo humano são analisadas sob a ótica da Filosofia Clínica

No próximo dia 8, quarta-feira, a Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping promove a palestra Filosofia Clínica e a corporeidade – algumas considerações sobre o corpo, ministrada pelo filósofo clínico Bruno Packter. O evento terá início às 19h30, com entrada gratuita.

O termo corporeidade significa a maneira como o cérebro reconhece e utiliza o corpo como ferramenta de relacionamento com o mundo, com base nas dimensões fisiológicas e psicológicas.

Bruno Packter usou observações, feitas em consultório, sobre a maneira como seus pacientes se referem às questões ligadas à corporeidade para elaborar a palestra. “Algumas pessoas utilizam o corpo como um instrumento, uma forma saudável de interação entre ela e o mundo. Para outras, é somente por meio de símbolos ou signos incorporados ao corpo, como roupas, maquiagens e intervenções estéticas, que elas conseguem se manifestar ou se destacar entre os demais”, explica o palestrante.

O corpo pode ser um dos lugares onde ficam registradas as vivências do indivíduo. O rosto, as costas, a respiração e os músculos podem denunciar as alegrias e sofrimentos de cada pessoa. Patologias como gastrite, enxaqueca e pressão alta também podem ser reflexos da somatização de problemas existenciais.

“As vezes nós vivemos a corporeidade do outro muito mais do que a nossa. Por exemplo, não é raro ouvir casos de pais que, ao ver o sofrimento de um filho, sentem mais dor que a própria criança”, finaliza Bruno.

Sobre o palestrante

Bruno Packter é graduado em Filosofia pela UNISUL, em Florianópolis, e pós-graduado em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter, de Porto Alegre.

Professor do curso de graduação à distância em Filosofia pelo Instituto Packter, também ministra o curso de pós-graduação presencial em Filosofia Clínica nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Brusque e Tubarão.

Sobre o evento

A palestra Filosofia Clínica e a corporeidade – algumas considerações sobre o corpo ministrada por Bruno Packter, será no dia 8 de maio, ás 19h30, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img