18.7 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

“A educação ambiental diante do fim” é tema de debate aberto ao público hoje em Florianópolis

spot_img

“A educação ambiental diante do fim” é tema de debate aberto ao público hoje em Florianópolis

spot_imgspot_img

Integrando a programação do 'Internacional Uranium Festival', que ocorre até esta quarta-feira, 7, em Florianópolis, acontece nesta terça-feira, 6, na Fundação Cultural Badesc, um debate com o tema “A educação ambiental diante do fim” com os especialistas Ana Godoy e Marcos Reigota. O evento, aberto ao público, será às 15h, na Fundação Cultural Badesc.

À noite, também na Fundação Cultural Badesc, com entrada gratuita, uma série de filmes serão exibidos a partir das 19h no festival.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.

Confira os filmes que serão exibidos hoje:  

Terra Sagrada (Ground Zero/Sacred Ground). EUA, 1997, 9 min, Animação, sem diálogo. Diretora: Karen Aqua. No sudoeste dos Estados Unidos existe um importante sítio arqueológico dos povos indígenas pré-colombianos. Mais de 10 mil pinturas rupestres mostram a história do povo Jornada Mogollon que viveu entre 900 e 1400 DC. Há 35 milhas deste local, os Estados Unidos detonaram a primeira bomba atômica do mundo, em 16 de julho de 1945. O lugar desta primeira explosão nuclear é chamado de Ground Zero. A justaposição temporal deste local aponta para o contraste entre dois mundos: um que reverencia e vive em harmonia com o mundo natural, e outro que, na luta para controlar as forças da natureza, criou um meio para a sua destruição. Este filme de animação explora essas forças opostas e as relações e efeitos de um sobre o outro.

Darkroom (Quarto Escuro). Alemanha, 2011, animação, 2 min, sem diálogo. Direção e produção Anna Luisa Schmid. Uma resposta à campanha nuclear de 2011, na Alemanha. Estamos assistindo um homem em sua rotina matinal que não sabe o que lhe afeta no outro lado do planeta. A energia elétrica está conectada em mão dupla à sua produção nuclear, às contaminações, à mineração e aos perigos.

After the Day After (Depois do Dia Seguinte). EUA, 2011, vídeo arte, sem diálogo, 6 min. Direção Nathan Meltz. Um remake de animação sobre “O dia seguinte”, filme sobre o dia depois da guerra atômica.

Visão Remota (Remote Viewing). França, 2012, Vídeo Arte, 5 min, poema de Dimitris Dimitriadis, música de Antropik & Raven (2012), em diálogo. Direção de Cris Ubermann. O filme faz parte de uma série de mini filmes da obra Dreams & Catastrophy, produzida em colaboração com Antropiksounds. O objetivo é ilustrar desastres recentes pela combinação de um imaginário poderoso com uma música profunda, trazendo um pensamento sobre a beleza invisível a e a solidão.

Amalia. Estados Unidos, 2014, Animação, 15 min, legendas em português. Direção: David Harrison. Áudio espanhol e inglês, legendas em português. Uma mulher no purgatório é forçada a reexaminar o seu passado quando convidados inesperados chegam com a notícia de que Cuba explodiu. Essa é a leitura de Harrison sobre a história que ficou conhecida como “A crise dos mísseis em Cuba”.

Pequeno Objeto A. Brasil, 2014, ficção, 16 min. Direção, roteiro e produção de Daniel Abib. Direção de fotografia: Isadora Relvas. Em algum momento no passado, uma bomba atômica explodiu e o mundo foi reduzido a cinzas. Shiro Ishio é um cientista que ajudou a desenvolver a bomba que extinguiu a vida na terra e agora está tentando entender as consequências disso.

20h

Sessão Bombas Perdidas apresenta o filme "Operação Flecha Quebrada. Acidente Nuclear em Palomares" (Operación Flecha Rota. Accidente Nuclear en Palomares). Espanha, 2007, documentário, espanhol, 96 min, legendas em português. Direção José Herrera Plaza. Dois aviões americanos colidiram em janeiro de 1966 e caíram em Palomares (Almería), na Espanha. Dentro deles, quatro bombas poderosas de hidrogênio. Duas delas explodiram , o que fez com que o material radioativo se espalhasse sem controle devido ao vento forte.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img