18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Raimundo Colombo e prefeitos da Grande Florianópolis debatem ações para melhorar o trânsito na região

spot_img

Raimundo Colombo e prefeitos da Grande Florianópolis debatem ações para melhorar o trânsito na região

spot_imgspot_img

A região da Grande Florianópolis tem um sistema de transporte extremamente dependente de veículos motorizados individuais – quase metade (48%) das viagens realiadas na região são feitas por carros ou motos. Este foi um dos dados apresentados ao governador Raimundo Colombo pela equipe do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) da Grande Florianópolis em reunião nesta quinta-feira, 4. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. 

Outro dado apresentado indicia que o tempo médio das viagens por transporte público é o dobro das feitas por automóvel.

O Plamus foi contratado diretamente pelo BNDES, com recursos provenientes do Fundo de Estruturação de Projetos – FEP, com acompanhamento direto do Governo do Estado de Santa Catarina e dos municípios da Grande Florianópolis.

O estudo técnico apresentará soluções para os problemas de mobilidade urbana dos 13 municípios da Grande Florianópolis.

As pesquisas de campo foram realizadas ao longo deste ano e concluídas em novembro. O estudo analisou, entre outros quesitos, as características da urbanização, as projeções de crescimento e as viagens realizadas diariamente na área de abrangência do plano. Mais de 5.400 domicílios foram visitados. São pesquisas que subsidiaram o diagnóstico da mobilidade na cidade e que serão a base para as propostas que o corpo técnico do Plamus oferecerá para solucionar as questões de transporte na Grande Florianópolis.

Uma nova reunião deve ser realizada nas próximas semanas para detalhar ações a serem implantadas em curto prazo. São medidas como corredores exclusivos para ônibus em determinadas regiões e melhorias nos acessos das pontes que ligam o Continente e a Ilha de Santa Catarina. O governador também solicitou detalhamento das propostas para inclusão do transporte marítimo no atendimento à população.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img