18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Recorde e liderança: terminal do Aeroporto Internacional de Florianópolis é o que mais movimenta cargas em Santa Catarina

spot_img

Recorde e liderança: terminal do Aeroporto Internacional de Florianópolis é o que mais movimenta cargas em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Em fevereiro passaram pelo Floripa Airport Cargo 390 toneladas de produtos em 16 voos, números inéditos na história do terminal

O terminal de cargas (TECA) do Aeroporto Internacional de Florianópolis registrou no início de 2024 os melhores números de sua história e se consolidou como o maior de Santa Catarina. Com 4 rotas cargueiras internacionais operando regularmente entre Miami e Florianópolis, o Floripa Airport Cargo movimentou nos dois primeiros meses do ano 720 toneladas, 89 % a mais do que no mesmo período do ano passado.

No mês de fevereiro foram registrados dois recordes desde que a Zurich Airport Brasil assumiu a operação do terminal, há pouco mais de quatro anos: o movimento de mercadorias, que chegou a 390 toneladas; e a quantidade de voos cargueiros, foram dezesseis – 11 da Latam Cargo e 5 voos da Avianca Cargo. Essa evolução colocou pela primeira vez o TECA de Florianópolis no topo do ranking de movimentação de cargas áreas internacionais em Santa Catarina. O levantamento leva em conta dados extraídos do portal Siscomex, do Governo Federal, que reúne informações de exportações e importações de todo o país. Já em 2023, os números apontaram um crescimento do terminal de 23% em relação a 2022, o melhor desempenho do mercado brasileiro, que registrou queda de 22%.

Para atender à crescente demanda o terminal de cargas está sendo ampliado com a construção de duas novas áreas no local, uma de 1.800m 3 onde serão instaladas novas câmaras frias para armazenamento de produtos que necessitam de temperatura controlada, como insumos farmacêuticos e hospitalares; e a outra área de 1.000 m2 para cargas diversas. O investimento de cerca de R$ 7 milhões, feito pela Zurich Airport Brasil, vai triplicar a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense e transformá-lo também em um polo exportador.

Atualmente os cargueiros que operam no Floripa Airport Cargo podem movimentar quase 10 mil toneladas por ano na rota dos Estados Unidos e em abril vai aumentar sua conectividade com a estreia da inédita rota ligando Europa e Florianópolis. O voo será operado pela Latam Cargo e terá frequência de duas vezes por semana e terá capacidade de atender até 5.400 toneladas por ano.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img