Portugal foi o país escolhido pela rede de franquias DNA Empório, de produtos saudáveis, para iniciar a expansão internacional. O escritório, em Lisboa, está pronto para atender o público europeu.
Neto Morozini, diretor da empresa responsável pela operação em terras lusitanas, já está em negociação com cinco empresários, alguns representantes de grandes grupos. O objetivo é abrir entre três e cinco lojas na Europa em 2019.
A medida faz parte dos planos da empresa em crescer 55% em 2019 e, para atingir este objetivo, a meta no Brasil é abrir mais franquias: entre cinco e oito lojas. Já tem 20 franquias abertas. “Crescemos com o pé no chão, com alicerce, sem dar o passo maior que a perna”, diz Morozini.
A empresa, criada em Florianópolis, não tem do que reclamar da crise. Em três anos viu seu faturamento saltar de R$ 2,5 milhões em 2015 para R$ 19 milhões em 2018, que representa crescimento de 740% em três anos.
Um dos principais relatórios sobre tendências de consumo no mundo, o "Top 10 Consumer Trends", da Euromonitor, afirma que 79% das pessoas substituem produtos da alimentação convencional por opções mais saudáveis. O estudo também aponta o Brasil como quinto maior mercado de alimentos e bebidas saudáveis do mundo. Mercado este, que movimenta sozinho cerca de US$ 30 bilhões ao ano e tem expectativa de crescimento de aproximadamente 20% até 2020.
É uma tendência que veio para ficar. Um levantamento realizado pelo Datafolha no Brasil em 2016, apontou que 56% dos estabelecimentos de alimentação notaram maior interesse dos clientes por alimentos saudáveis.
Para abrir uma nova unidade da rede requer um investimento total de cerca de R$ 300 mil, para um faturamento médio de R$110 mil. Com isso, a marca aponta que o tempo aproximado de retorno de investimento é de 24 meses.
O DNA Empório foca na comercialização de produtos embalados e à granel e atualmente está presente em seis estados, sendo sete no Rio de Janeiro, o maior mercado de comida saudável do Brasil.