23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Referência em arte contemporânea em SC, Fundação Cultural BADESC completa 18 anos

spot_img

Referência em arte contemporânea em SC, Fundação Cultural BADESC completa 18 anos

spot_imgspot_img

Localizada no Centro de Florianópolis, a instituição já realizou, desde 28 de março de 2006, mais de 900 atividades culturais gratuitas

Considerada um dos espaços expositivos e culturais mais conceituados de Santa Catarina, a Fundação Cultural BADESC, completa 18 anos de atividades. Desde 28 de março de 2006, a instituição, que fica no Centro de Florianópolis, promoveu 921 atividades culturais gratuitas. Foram exposições de arte contemporânea, cursos, encontros, lançamentos de livros, eventos de música, sessões de cinema e muito mais.

Localizada no casarão, que foi residência do ex-governador Nereu de Oliveira Ramos, na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, a Fundação recebe exposições em três espaços, no Espaço Fernando Beck, Espaço Paulo Gaiad e no Jardim.

De acordo com a diretora geral Camila Steckert, a Fundação, que é uma extensão social da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. – Badesc, segue com o propósito de valorizar a produção cultural e artística catarinense.

“Em menos de três meses, do ano em que completamos 18 anos, já tivemos a abertura de cinco exposições e promovemos o lançamento de um livro. O que comprova a importância de um espaço como esse no cenário cultural de Santa Catarina”, destaca Camila.

Para visitação

            Atualmente a Fundação Cultural BADESC recebe duas exposições. ‘Raízes Poéticas’, que apresenta desenhos, gravuras, fotografias, objetos, livros de artista, instalações e técnicas híbridas que abordam principalmente relações entre arte e natureza, pode ser visitada no Espaço Fernando Beck. Todas as 17 obras surgiram de propostas realizadas desde 2021 pelo grupo de estudos coordenado pela professora Sandra Favero. Participam da coletiva os artistas: Angelica Neumaier, Anna Moraes, Gabriela Buffon, Gustavo Reginato, Laura Malmegrin, Luanda de Oliveira, Luiza Reginatto, Mariana Medeiros, Odete Calderan, Pedro Gottardi, Sandra Correia Favero, Shayda Cazaubon e Tiago Meirelles.

           Já no Espaço Paulo Gaiad, o artista catarinense Gustavo Scheidt apresenta a exposição ‘Paisagens Internas’, a primeira individual da carreira. Com curadoria de Raony Robson Ruiz e Miguel Vassali, a mostra tem um recorte específico para as paisagens do interior de Santa Catarina. Nela o artista observa essas paisagens como algo interno, subjetivo e busca partilhar o sensível e criar outras representações do imaginário de Petrolândia, sua cidade natal.

           As visitações gratuitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Agenda

           Na quinta, dia 28 de março, data na qual a Fundação completa 18 anos, será realizada, a partir das 20h, a apresentação do Villa Duo Turnê 2024 – Loucos Anos 20: música, história e literatura do período entreguerras, com Waleska Sieczkowska (violino) e Anderson Fiorelli (violoncelo).

Já no dia 4 de abril, a partir das 19h, será realizado o lançamento do livro Ambientália, do escritor e poeta Alvaro Wandelli Filho. Durante o evento será realizada uma homenagem para o autor falecido no dia 17 de março de 2024.

No site da instituição – www.fundacaoculturalbadesc.com, bem como nas redes sociais oficiais é possível conferir a programação da Fundação.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img