27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Referência em inovação, Florianópolis recebe cooperativa de energia limpa de baixo custo para empresas

spot_img

Referência em inovação, Florianópolis recebe cooperativa de energia limpa de baixo custo para empresas

spot_imgspot_img

Conhecida como polo de inovação em tecnologia, Florianópolis também está na vanguarda com a nova operação de uma cooperativa de energia limpa que garante aos participantes até 20% de economia na conta de luz. Instalada em Santa Catarina no fim de 2019, a Cogecom, primeira cooperativa de usinas de geração de energia do Brasil, tem um modelo de possibilita a economia compartilhada, que vem se mostrando muito bem sucedido em outros nichos.

Por meio da Cogecom, empresas que produzem sua própria energia em pequenas centrais de geração se unem. Para fazer parte da cooperativa, não são necessários investimentos iniciais. A operação é diferente de empresas que alugam ou vendem placas voltaicas (solares). A Cogecom atua em todo o Brasil e oferece projetos de geração de energia de acordo com os recursos naturais disponíveis, como biomassa, energia eólica e hidráulica.

Na capital catarinense, a sistema já vem sendo adotado por hotéis, postos de gasolina, farmácias e restaurantes, como o Didge, o Guacamole e o Madero, cuja rede já implantou o sistema na maioria de suas unidades.

Como é a operação

A cooperativa faz a gestão da produção e o rateio do excedente produzido. Também conduz interfaces com os órgãos competentes, assegurando o processo e o cooperado. Toda energia gerada é injetada na rede da concessionária e rateada entre os cooperados. Essa energia se torna créditos que são abatidos no valor da fatura das empresas integrantes da cooperativa.

Atualmente, são gerados mais de 14.400.000kWh por mês. Essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer 95mil residências, o que equivale a uma cidade com mais de 400 mil habitantes.

A alternativa de geração de energia em cooperativa já é uma realidade para mais de 600 cooperados da Cogecom, como restaurantes, escolas, academias e farmácias. Em um ano, a economia total dos cooperados ultrapassou R$ 1 milhão. Individualmente, cada cooperado pode chegar a ter uma economia mensal de 20% no valor da conta de energia.

Essa operação toma como base a normativa a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Desde 2012, a Resolução 482 regulamenta a micro e mini geração de energia e, em 2015, a norma 687 passou a regulamentar a compensação de energia no modelo cooperativa, consórcio ou condomínio.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img