Reforma da Ponte Hercílio Luz avança mais uma etapa

GeralReforma da Ponte Hercílio Luz avança mais uma etapa

Compartilhe

As obras de construção da chamada ponte segura, estrutura que vai garantir a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante o trabalho de restauração, avançou mais uma fase. Nesta quinta-feira, 10, a construtora Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte, responsável pela execução da obra, iniciou a colocação da primeira treliça da estrutura inferior que fará a ligação entre os quatro apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz. As informações são do governo estadual. 

O engenheiro fiscal da obra de reabilitação e recuperação da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallevy, explicou que a treliça será posicionada para ser içada com cabos que estarão acoplados no eixo de um macaco hidráulico e na treliça que serão puxados. Nas duas torres são quatro macacos, dois em cada torre que através dessas barras serão acoplados. Cada macaco tem a capacidade de içar 100 toneladas e a treliça pesa 94 toneladas. Quando a treliça encostar nas vigas existentes sobre as torres todos os pontos serão soldados, o que deve levar até oito dias de solda.

No canteiro de obras, na parte Continental de Florianópolis, já está a segunda treliça que deve ser colocada em janeiro e a terceira já em fase inicial de construção. 

O andamento da obra neste ano

Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial para a conclusão da etapa da ponte segura, o Estado contratou a empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte, que garantirá a segurança da estrutura da Hercílio Luz para o restauro. Esta etapa é fundamental para a estabilidade da ponte e permitirá a substituição das barras de olhal e das peças definitivas.

A empresa responsável pela construção da estrutura que vai garantir a sustentação da ponte Hercílio Luz concluiu dia 4 de outubro a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte. O serviço emergencial foi necessário para dar segurança e permitir a próxima fase de restauração. A obra começou no dia 7 de abril. A empresa cumpriu o prazo contratual que foi de 180 dias.

No dia 6 de outubro, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão da treliça da estrutura inferior que fará a ligação entre os quatro apoios e as torres principais da Ponte Hercílio luz, etapa que está sendo executada. O trabalho está sendo executado pela empresa Empa e receberá um investimento de R$ 11,4 milhões e deverá estar concluído em 180 dias.

Quando concluída, a ponte será reincorporada ao sistema viário de Florianópolis, melhorando a mobilidade urbana. Sua abertura para o trânsito permitira a passagem de cerca de 20 mil carros por dia.

Histórico da Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.