19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Refúgio por motivos de orientação sexual é tema de livro lançado na Fundação Cultural Badesc

spot_img

Refúgio por motivos de orientação sexual é tema de livro lançado na Fundação Cultural Badesc

spot_imgspot_img

Lançamento e roda de conversa sobre o tema acontecem no sábado dia 7 de dezembro

A Fundação Cultural Badesc recebe no sábado, dia 7 de dezembro, dois eventos gratuitos relacionados à questão dos refugiados por motivos de orientação sexual. Às 15h30 acontece uma roda de conversa sobre raça, gênero, sexualidade e imigração, que conta com a participação de pesquisadores, refugiados e Vitor Lopes Andrade, autor do livro Refúgio por motivos de orientação sexual: um estudo antropológico na cidade de São Paulo, que será lançado na sequência.

O livro discute um tema ainda pouco abordado: imigrantes que buscam refúgio no Brasil, com a expectativa de vivenciar seus desejos afetivo-sexuais mais livremente, uma vez que tiveram que fugir de seus países de origem por conta da perseguição devido às suas orientações sexuais. A publicação trata-se de uma etnografia que interessa estudantes, pesquisadores, ativistas e profissionais das áreas de Migração Internacional e Refúgio, Gênero e Sexualidade, Antropologia, Políticas Públicas e Direitos Humanos. 

O evento tem apoio do Acontece – Arte e Política LGBTI+, do Núcleo de Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem (NAVI) e do Observatório das Migrações de Santa Catarina.

Programação:

15h30: Roda de Conversa sobre Raça, Gênero, Sexualidade e Imigração, com participação de Gláucia de Oliveira Assis (UDESC), Janaina Santos (UFSC), Maria Helena Lenzi (UFSC), Ruth Anastazia Tattegrain (UFSC) e Vítor Lopes Andrade (University of Sussex)

17h30: Apresentação e lançamento do livro “Refúgio por motivos de orientação sexual: um estudo antropológico na cidade de São Paulo”, de Vítor Lopes Andrade

Sobre o autor do livro

Vitor Lopes Andrade é doutorando em Antropologia Social na School of Global Studies da University of Sussex, na Inglaterra; mestre em Antropologia Social pela UFSC e bacharel em Relações Internacionais pela UNESP, na França.

Serviço:

Roda de Conversa e lançamento do livro “Refúgio por motivos de orientação sexual: um estudo antropológico na cidade de São Paulo”

Data: 7 de dezembro – sábado
Horário: 15h30
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img