26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Regata Arquipélago acontece neste sábado em Florianópolis

spot_img

Regata Arquipélago acontece neste sábado em Florianópolis

spot_imgspot_img

Tradicional etapa do calendário de vela oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, a Regata Arquipélago acontece nesse sábado, 17, na Baía Norte, em Florianópolis. Com largada em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte marcada para às 12h, a competição é aberta aos veleiros das classes C30, ORC, HPE, RGS e Início/Retorno.

As previsões marcam ventos de 12-16 nós (entre 25 e 32km/h) o que seria perfeito para a regata que tem seu percurso todo na Baía Norte. Logo após a largada, os veleiros mais rápidos precisam cumprir uma perna de barla-sota, que consiste em uma navegação contra o vento (perna de barlavento) até uma boia determinada pela Comissão de Regatas, e retornam a favor do vento (perna de sotavento), o que deixa a regata ainda mais técnica.

Após essa passagem, o percurso segue igual para todas as classes, incluindo a de barcos mais lentos, passando por boias nas proximidades da Marina de Santo Antônio e Ilha do Ratones Grande (para as classes mais velozes) e Ratones Pequeno (para os barcos mais lentos) retornando para o Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, local de chegada.

Os barcos elegíveis para a Regata Arquipélago devem preencher o formulário de inscrição na Secretatiar Náutica do Iate Clube de Santa Catarina até Às 11h deste sábado.

Até o momento seis etapas já foram realizadas naCopa Veleiros de Oceano: Regata Centro-Jurerê (fevereiro), Regata Cidade de Florianópolis (março), Regata Fortalezas (abril), Regata Tripulação (junho), Regata Lineares (junho) e Regata Baía Sul (agosto). Até o final da temporada estão programadas, além da Regata Arquipélago, a Regata Mormaii (outubro), Regata Marejada (novembro) e a Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o calendário náutico do ICSC no mês de dezembro.

Projeto de Lei de Incentivo:

A Copa Veleiros de Oceano é realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Ministério dos Esportes. Buscando dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo clube junto a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto chega a sua quarta fase e para este ano 16 eventos farão parte do Calendário Esportivo Náutico da Cidade de Florianópolis. O presente projeto, além de manter uma estrutura técnica para as classes de vela Optimist, Laser e Snipe e Dingue e também continua estruturando o clube com equipamentos/estrutura adequada, além das competições do clube.

O PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2016 – CIDADE DE FLORIANÓPOLIS – Nº SLIE: 1509512-64 – PROCESSO Nº 58701.002408/2015-93., conta com os patrocínios das empresas ENGIE Tractebel Energia, Tickets Serviços, Clemar Engenharia, ST Importações, Diprape, Oscitec, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img