18.7 C
fpolis
terça-feira, maio 28, 2024
Cinesystem

Região continental de Florianópolis ganha novo parque urbano

spot_img

Região continental de Florianópolis ganha novo parque urbano

spot_imgspot_img

Espaço foi revitalizado pela WKoerich e está localizado no Novo Estreito, com mais de 20 mil metros quadrados de área.

Na sexta-feira, 29 de setembro, o Parque Costa Azul foi oficialmente inaugurado em Florianópolis, marcando uma adição significativa à região continental da cidade. Este novo espaço público, localizado no Novo Estreito, abrange uma extensão de mais de 20 mil metros quadrados e apresenta a marca registrada da WKoerich em colaboração com o projeto paisagístico da JA8 Arquitetura Viva.

O crescimento da popularidade de espaços ao ar livre tem se tornado uma tendência notável, à medida que as pessoas buscam uma vida mais tranquila e saudável, com maior ênfase em conforto, espaço e segurança. Em sintonia com essa evolução, a WKoerich empreendeu a revitalização de uma área na região continental, culminando na criação do Parque Costa Azul. Este novo parque abrange uma área de 21.606,39 metros quadrados, superando em 2,5 vezes o tamanho da Praça Nossa Senhora de Fátima, também situada na região continental e revitalizada pela WKoerich.

O processo de cessão de espaço e a parceria público-privada com a Prefeitura Municipal de Florianópolis foram formalizados em maio de 2022, e as obras começaram na última semana de junho do ano passado. O projeto do Parque Costa Azul abraça diversos espaços, como playground, pet place, mirante, estação de ginástica, espaço para piquenique, quadras de beach tennis, quadra de futevôlei, quadra de vôlei de areia, quadra de streetball. Tudo isso se desenrola em um ambiente ricamente arborizado, aberto oficialmente a partir desta sexta-feira.

A concepção do Parque Costa Azul foi idealizada pela renomada arquiteta e urbanista Juliana Castro, conhecida por seu trabalho em paisagismo e projetos para espaços públicos e coletivos em Santa Catarina. Juliana, que possui formação na Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado em Engenharia de Produção pela mesma instituição, destaca sua missão de tornar os espaços urbanos mais acolhedores e gentis. A arquiteta destaca que a todos seus projetos objetivam a ocupação consciente e coletiva dos espaços urbanos. “O sucesso na arquitetura paisagística é levar mais gentileza, levar sutileza para os espaços urbanos que são tão duros. Minha atuação em paisagismo me permite ser muito feliz no que eu faço. O intuito de cada trabalho que desenvolvo é colocar as pessoas em primeiro plano e conciliar as suas vidas com a natureza. Assim, somos capazes de interferir nos ambientes ao ponto de provocar transformações nas pessoas, na vida delas, no dia a dia delas”, explica.

 O conceito apresentado no Parque Costa Azul conecta todas as escalas de trabalho que é a vida. “O que nos interessa é criar lugares atrativos, vivos e felizes”.

“Durante o processo de design, buscamos conectar todas as dimensões da vida neste parque. Foi trabalhado meticulosamente na integração de elementos naturais com os equipamentos instalados no parque. Foi uma tarefa desafiadora, mas acreditamos que a harmonia entre o ambiente construído e a natureza é fundamental para criar lugares atraentes e felizes”, explica Ana Ogata, arquiteta da WKoerich.

O empresário Waltinho Koerich, diretor da WKoerich, cuja empresa já deixou sua marca diversas áreas públicas na Grande Florianópolis por meio de adoções e revitalizações, enfatiza a importância de colaborar com o poder público. “É cada vez mais notável a necessidade de investimento contínuo na cidade e a importância de todos contribuírem para a melhoria dos espaços públicos, garantindo que a beleza natural de Florianópolis continue a ser um ativo valioso para a comunidade”.

“A nossa praça Marcílio Dias contempla uma memória nacional e tem total integração com o novo Parque. Um símbolo muito importante na história e é um orgulho vermos o local totalmente revitalizado”, Alan Freitas, Capitão de Fragata, representando a Marinha do Brasil.

“Esse é um dia muito importante. Mas não falo como prefeitura e sim como cidadão. Ver a participação do grupo Koerich no desenvolvimento da nossa cidade e nunca perdeu a conexão com as pessoas, sempre investiu nas pessoas e na cidade, um olhar cuidadoso para as pessoas que aqui moram, por entender a importância dessa relação. A iniciativa privada participando ativamente no desenvolvimento da cidade é um exemplo e que merece toda a nossa gratidão, nosso carinho e que precisa ser enaltecido. É um espaço urbano que contribui para toda a cidade. A prefeitura se sente muito honrada em ter no município uma empresa que é tão conectado com a nossa cidade”, Topazio Neto, prefeito de Florianópolis.

O endereço do Parque Costa Azul é Rua Marcílio Dias, esquina com Rua Eugênio Raulino Koerich, no Novo Estreito.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img