24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Reitora da UFSC assina termo de compromisso que prevê contratação de seguranças e projeto de iluminação para o campus

spot_img

Reitora da UFSC assina termo de compromisso que prevê contratação de seguranças e projeto de iluminação para o campus

spot_imgspot_img

A reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, assinou nesta sexta-feira, 28, um termo de compromisso em que se compromete a atender uma série de reivindicações dos estudantes que ocuparam o prédio da reitoria, em Florianópolis, depois da ação policial de terça-feira, que terminou com conflito entre estudantes e policiais e cinco alunos detidos por porte de drogas, além de um número não confirmado de feridos. Para ler a íntegra do documento, clique aqui.

Na carta de reivindicações dos estudantes, constava o "compromisso da reitoria em não autorizar a entrada de aparatos policiais (Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Civil)". Esse ponto não conta do termo de compromisso. Segundo a assessoria de Roselane, o tema foi discutido com os alunos, que teriam compreendido a impossibilidade de cumprir a exigência, já que crimes de fato acontecem dentro do campus e é preciso investigá-los.

Segurança

Na área da segurança, a reitora assinalou que vai "priorizar a execução do anteprojeto de iluminação atualmente em avaliação pelo Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE)", para que sua execução comece dentro de seis meses.

Outro pronto é "elaborar edital para contratação de seguranças universitários, em conjunto com a comunidade universitária", que visem a segurança de todos e não apenas do patrimônio material da universidade.

A formação de um grupo de trabalho para estabelecer um calendário de discussão com a comunidade para debater o tema segurança e elaborar uma política de segurança a ser apreciado pelo Conselho Universitário também foi acordada.

Festas

Na carta de reivindicações, os estudantes exigiam a revogação de documento que "restringe as festas dentro do campus" e "retomar imediatamente a Comissão de Festas". A reitoria acatou em parte aos pedidos.

A reitoria irá solicitar que a Fundação Municipal do Meio-Ambiente de Florianópolis (Floram) e o Ministério Público revejam a proibição de qualquer festa no campus e elaborar um "cronograma detalhado das ações a serem empreendidas pela instituição a respeito da realização de festas no campus Florianópolis, destacando-se a reativação imediata da comissão de festas, com composição ampliada e a participação de representantes da comunidade do entorno da UFSC".

Chega de Baderna

Os encaminhamentos para a carta de reivindicações do Movimento Chega de Baderna apresentada às reitoras pelo Movimento Chega de Baderna na tarde desta sexta-feira (28), serão feitos até o dia 30 de maio, conforme manifestação das reitoras em audiência no Prédio Reitoria 2.

Para ver mais fotos da semana na UFSC, visite o Cotidiano UFSC.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img