fique por dentro de floripa

- Esportes - Relembre as conquistas do Brasil na Copa América

03.05.2019

Relembre as conquistas do Brasil na Copa América

03.05.2019
Relembre as conquistas do Brasil na Copa América
Foto:

Está chegando a hora da Copa América 2019! O Brasil entra em campo no próximo dia 14 de junho, diante da Bolívia, no Morumbi, em São Paulo. Além de torcer pela Seleção Canarinho, aprenda mais aqui como escolher o melhor time. Falta pouco menos de um mês e meio para competição continental, mas você, torcedor brasileiro, lembra quando foi a última conquista verde e amarela? Boa oportunidade para recordar todas as oito conquistas da pentacampeã mundial.

A primeira taça que veio pro Brasil na competição foi em 1919, na terceira edição do torneio. O Brasil derrotou o Uruguai, que havia vencido as duas primeiras edições, pelo placar de 1 a 0, na grande decisão (jogo de desempate). O único gol, marcado no segundo tempo da prorrogação, foi anotado por Friedenreich, que se tornaria o artilheiro, com 4 gols, ao lado de Neco, também do Brasil.

A Seleção voltou a conquistar a taça na sexta edição, em 1922, dessa vez com mais tranquilidade. 3 a 0 frente ao Paraguai, também na disputa de um jogo desempate após as seleções ficarem empatadas no turno único.

Depois disso, um longo jejum. O grito de Campeão ficou guardado até 1949, novamente contra o Paraguai na decisão, novamente em jogo de desempate após igualdade no turno único. Dessa vez, um diferencial: triunfo por 7 a 0, com três de Ademir, dois de Tesourinha e dois de Jair.

Novamente um jejum para a próxima conquista, que assim como as outras vitórias, só veio quando foi disputado em solo brasileiro. A quarta taça veio em 1989, após o Brasil liderar a fase final com três vitórias em três jogos.

O penta e o hexa vieram de forma consecutiva, em 1997 e 1999, derrotando Bolívia por 3 a 1 e Uruguai por 3 a 0, respectivamente.

E por fim, novamente o torcedor Brasileiro pôde comemorar de forma consecutiva a sétima e oitava taças. Em 2004, Adriano Imperador salvou o Brasil com gol nos acréscimos diante da Argentina, em clássico quente. A partida foi pra decisão nas penalidades máximas, D’Alessandro e Heinze erraram e a Canarinho ficou com o título.

Em 2007 foi a vez de encarar novamente os hermanos, dessa vez a taça veio de forma mais tranquila. O Brasil não deu chances e venceu a Argentina por 3 a 0, com gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves.

A chance de buscar a nona taça vem agora sob comando de Tite. Nas últimas três edições o Brasil decepcionou e sequer alcançou a decisão da competição. Em 2011 o título ficou com o Uruguai e em 2015 e 2016 o Chile conquistou as suas primeiras duas taças, batendo a Argentina nas duas ocasiões, sempre em decisões nos pênaltis.

A busca é por encurtar a vantagem de taças conquistadas pelo Uruguai e Argentina. Enquanto La Celeste é a maior campeã da competição, tendo levantado o troféu 15 vezes, a albiceleste vem logo atrás, com 14 conquistas, mas com um grande jejum nas costas: desde 1993 sem taça.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

FCB já soma mais de 700 jogos em 20 torneios em 2019

15.07.2019

FCB já soma mais de 700 jogos em 20 torneios em 2019

Débora Simas e a tentativa da quebra de recorde mundial de corrida em esteira por 7 dias

15.07.2019

Débora Simas e a tentativa da quebra de recorde mundial de corrida em esteira por 7 dias

Diretor da Copa Floripa Brasil fala sobre a prática de esportes na infância

15.07.2019

Diretor da Copa Floripa Brasil fala sobre a prática de esportes na infância

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.