18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

ReÓleo faz blitz para recolhimento de óleo vegetal e palestra no Estreito

spot_img

ReÓleo faz blitz para recolhimento de óleo vegetal e palestra no Estreito

spot_imgspot_img

O Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), promove, nesta quarta-feira,19, a palestra ‘’Reciclar é Educar’’, para alunos do Colégio Criativo, no Estreito. A entidade realizou, nesta terça-feira ,18, uma ação de recolhimento de óleo de cozinha usado no mesmo bairro. A blitz integrou a programação da Semana do Empresário do Continente.

A comunidade participou levando o óleo usado e já previamente ‘filtrado’ em recipientes plásticos até o ACIF Móvel. O óleo vegetal recolhido pelo Programa é reciclado e transformado em produtos de limpeza. Quem passar pela Praça, também receberá dicas de preservação do meio-ambiente.

Além da blitz, o ReÓleo apresenta, na quarta-feira (19) a palestra de conscientização “Reciclar é educar” no Colégio Criativo, também no Estreito. Também haverá concurso de desenho sobre o tema.

Saiba mais sobre o Programa ReÓleo
Iniciado em 1998 pela ACIF Mulher na Lagoa da Conceição, hoje, o ReÓleo já coletou e reciclou mais de 2 milhões de litros de óleo vegetal e atende toda a Grande Florianópolis, com 187 pontos de coleta espalhados pela região metropolitana. Com a parceria da Ambietal Santos, do Paraná, transforma os resíduos em produtos de limpeza, distribuídos gratuitamente aos participantes do programa. Em média, o ReÓleo recolhe 28 mil litros do resíduo saturado todos os meses na Grande Florianópolis.

As escolas também contribuem com a coleta de óleo, tornando-se pontos de entrega voluntária. Hoje, já são 45 PEV’s instalados em escolas públicas e particulares da região. Além disso, qualquer pessoa pode participar, recolhendo seu óleo em casa e levando-o acondicionado em garrafas pet até os pontos de coleta. Escolas e condomínios, além da mobilização de alunos e moradores, também podem se tornar um ponto de coleta, assim como restaurantes e hotéis. Basta apenas fazer o cadastro via email junto ao programa e seguir as orientações.

Em 2012, o ReÓleo foi responsável por colocar Florianópolis no Guinness Book, como a cidade que mais recicla óleo de cozinha do mundo, e foi considerado o Melhor Projeto de Responsabilidade Ambiental pela APAE de Florianópolis, recebendo o Troféu APAE de Responsabilidade Social. Já em 2008, o programa recebeu o prêmio “Empresa Cidadã” da ADVB/SC na categoria Preservação Ambiental.

O programa conta com o apoio da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) e da Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img