Representantes da Secretaria de Turismo fazem viagem experimental no transporte marítimo de Florianópolis

GeralRepresentantes da Secretaria de Turismo fazem viagem experimental no transporte marítimo de...

Calor acima de 30 °C marca o fim de semana em Santa Catarina; temporais voltam na segunda

Grande Oeste pode passar dos 30 °C; no Litoral, o domingo fica mais encoberto, em torno de 25 °C, e temporais com raios e granizo são esperados de segunda (28) a quarta (30)

SCFW 2026: primeira noite de desfiles no Floripa Airport reúne moda e identidade

Quarta edição do Santa Catarina Fashion Week abriu nesta quinta (24) no Boulevard 14/32 do Floripa Airport, em Florianópolis, com Talk Fashion Sebrae e duas sequências de desfiles; programação segue até sábado (26).

Isadora Marcry e banda fazem show tributo a Billie Eilish e Olivia Rodrigo na Balbúrdia em 16 de outubro

Especial cover com Isadora Marcry e banda no Centro de Florianópolis tem casa aberta às 17h e show às 21h; não é apresentação das artistas originais

Kamaitachi faz show acústico no John Bull Floripa, na Lagoa, em 9 de outubro

Programação da casa começa no fim da tarde de sexta; o Songkick indica ingresso a R$ 80

Compartilhe

A equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) realizou nesta quarta-feira, 27, uma viagem para apresentar à Secretaria de Turismo o transporte marítimo, que será implantado em caráter experimental. Durante o passeio, foi mostrado o provável trajeto entre Ilha e Continente. A embarcação saiu do Centro e foi até o bairro Abraão, na região continental. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

O trajeto, que de carro seria feito em 40 minutos em horário de pico, foi feito em 15 minutos. O projeto ajudará a diminuir os problemas de mobilidade urbana da região e, além de ser usado pela população local, poderá servir também como atrativo turístico.

Trapiches

Os documentos necessários já estão nas mãos do proprietário do Acquabus, Aldo Maciel, inclusive o certificado de segurança da navegação. Para o início da operação, é necessário apenas que trapiches flutuantes sejam colocados em quatro pontos da cidade: Centro, Canasvieiras, Ribeirão da Ilha e Abraão. A ideia é que o sistema seja implantado ainda este ano.

O transporte, que tem lugar para 45 passageiros e três tripulantes, ficará em operação por 90 dias, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 90. Ao final do processo, se aprovado o sistema, haverá licitação para exploração do serviço.
Integração

Para quem utiliza bicicleta, a novidade é que futuramente a parte superior do barco poderá ser adaptada. Com isso, haverá lugar para transportar 15 bicicletas comuns e cinco dobráveis.