17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Reunião na França vai definir capacitação da maricultura de Florianópolis

spot_img

Reunião na França vai definir capacitação da maricultura de Florianópolis

spot_imgspot_img

O superintendente do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), Everson Mendes, viaja neste sábado, 14, para La Rochelle, capital do departamento de Charante-Maritime, na França, para a assinatura, em nome da Prefeitura, de dois convênios técnico-científicos com instituições estatais francesas, com o objetivo de garantir a capacitação de maricultores. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis.

O primeiro convênio de cooperação internacional será firmado com o Lycée de la Mer et du Littoral, em Bourcefranc (no coração da zona ostreícola de Charente-Maritime), para estágios técnicos de produção de maricultura. De acordo com o Superintendente do IGEOF, a expectativa é a de que, já em março de 2014, 12 maricultores de Florianópolis iniciem estágio na França e, em seguida, 12 maricultores franceses venham à cidade conhecer a realidade local e compartilhar conhecimentos.

Ainda segundo Everson Mendes, em janeiro de 2014 o prefeito Cesar Souza Jr. vai baixar um decreto definindo os critérios para escolha dos maricultores que serão beneficiados com o convênio. Vale destacar que, além das passagens aéreas, hospedagem, alimentação e do estágio, propriamente dito, os contemplados terão direito de fazer um curso de francês de 120 horas antes de viajar.

O segundo convênio de caráter técnico-científico será assinado com o Institut Français de Recherche pour l’Exploitation de la Mer (Infremer) – tido como o maior laboratório de análise de produção de moluscos da Europa. Esta parceria visa análises da água do mar e das ostras, basicamente, enquanto produto; incremento da produção, e tecnologia de manejo.

A viagem do Superintendente do IGEOF termina no dia 21 de dezembro. Na França, ele estará acompanhado do Secretário da Pesca e Maricultura, Paulo Henrique Ferreira, do presidente da Comissão de Pesca, Aquicultura e Serviços Náuticos da Câmara Municipal, vereador Celso Sandrini, e da Chefe do Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina, Aimê Magalhães, entre outros. Cabe ainda salientar que as assinaturas dos convênios são resultado das tratativas feitas pelo prefeito Cesar Souza Júnior em sua ida à França, há dois meses e meio.

Produção

A França é o país que mais produz ostras na Europa, com 140 mil toneladas por ano, sendo que Charante-Maritime destaca-se como o primeiro produtor francês, com 70 mil toneladas ao ano, ao passo que Florianópolis produziu, neste ano de 2013, aproximadamente 4 mil toneladas de ostras.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img