fique por dentro de floripa

- Política - Reunião sobre tratamento de esgoto no Sul da Ilha

21.06.2019

Reunião sobre tratamento de esgoto no Sul da Ilha

21.06.2019
Reunião sobre tratamento de esgoto no Sul da Ilha
Foto:

Uma solução para a falta de rede de tratamento de esgoto na região do sul da ilha tem sido alvo de discussão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e da comunidade local, que atualmente faz amplo uso de fossas, conhecidas pelo nome técnico de sistemas individuais. As duas partes têm propostas diferentes. A CASAN defende a implementação de um Emissário Submarino, uma estrutura centralizada, que ao final descartaria os efluentes no mar, a uma distancia de 5 km da costa. Já as e os moradoras(es) querem discutir a descentralização e outros destinos para o esgoto tratado, que não só o despejo no oceano, mas também a infiltração, o reuso e outros.
 
Para fomentar o debate, o vereador Profº Lino Peres, como presidente da Frente Parlamentar de Saneamento Básico da Câmara Municipal, realizará uma reunião com as pessoas que vivem no sul da ilha e com representantes das seguintes entidades: Secretaria de Infraestrutura, IPUF, Floram, Casan, pescadores artesanais, maricultores, ICMBio e Comunidade MOSAL. O objetivo é fornecer informações para que a população entenda os prós e contras das alternativas para o tratamento do esgoto na região, e resgatar os debates e proposições sobre o tema acumulados pelos movimentos comunitários e técnicos ao longo dos últimos anos. Dessa forma, a comunidade poderá participar com mais propriedade e conhecimento das Audiências Públicas que o Instituto do Meio Ambiente de SC - IMA realizará para discutir o estudo e o relatório de impactos ambientais que a CASAN apresentou sobre o Emissário Submarino no sul da ilha.

“Esperamos contribuir tanto com o aprofundamento deste fundamental tema de sustentabilidade ambiental e de saúde pública, que é o tratamento de esgoto, como na formulação de uma ou mais soluções que resolvam a problemática do saneamento insular”, almeja o vereador Profº Lino Peres, que no último dia 18/06 realizou na Câmara Municipal um encontro da Frente em que a CASAN expôs o projeto da empresa para um corpo técnico. “Agora faremos o debate junto com as comunidades do Sul da Ilha”, explica o vereador destacando a importância de realizar essas atividades: “estamos cumprindo a função social da atividade legislativa e da Frente Parlamentar do Saneamento que é garantir a participação popular no desenvolvimento de Florianópolis”. 

SERVIÇO:
O QUÊ: Reunião Ampliada da Frente Parlamentar de Saneamento Básico sobre o Emissário Submarino na região sul 
QUANDO: 24 de junho de 2019, às 19h
ONDE: Escola vereador Oscar Manoel da Conceição, na SC-405, s/n – Rio Tavares (ao lado do TIRIO)
QUANTO: Gratuito e aberto ao público

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Posse do novo secretário estadual dos Jovens Republicanos de Santa Catarina

29.10.2019

Posse do novo secretário estadual dos Jovens Republicanos de Santa Catarina

CPI da Zona Azul: Dono de empresa revela que foi chamado para esvaziar escritório da Dom Parking

21.10.2019

CPI da Zona Azul: Dono de empresa revela que foi chamado para esvaziar escritório da Dom Parking

Relatório de evolução da CPI da ponte Hercílio Luz

14.10.2019

Relatório de evolução da CPI da ponte Hercílio Luz

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.