21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Reunião sobre tratamento de esgoto no Sul da Ilha

spot_img

Reunião sobre tratamento de esgoto no Sul da Ilha

spot_imgspot_img
Uma solução para a falta de rede de tratamento de esgoto na região do sul da ilha tem sido alvo de discussão da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e da comunidade local, que atualmente faz amplo uso de fossas, conhecidas pelo nome técnico de sistemas individuais. As duas partes têm propostas diferentes. A CASAN defende a implementação de um Emissário Submarino, uma estrutura centralizada, que ao final descartaria os efluentes no mar, a uma distancia de 5 km da costa. Já as e os moradoras(es) querem discutir a descentralização e outros destinos para o esgoto tratado, que não só o despejo no oceano, mas também a infiltração, o reuso e outros.
 
Para fomentar o debate, o vereador Profº Lino Peres, como presidente da Frente Parlamentar de Saneamento Básico da Câmara Municipal, realizará uma reunião com as pessoas que vivem no sul da ilha e com representantes das seguintes entidades: Secretaria de Infraestrutura, IPUF, Floram, Casan, pescadores artesanais, maricultores, ICMBio e Comunidade MOSAL. O objetivo é fornecer informações para que a população entenda os prós e contras das alternativas para o tratamento do esgoto na região, e resgatar os debates e proposições sobre o tema acumulados pelos movimentos comunitários e técnicos ao longo dos últimos anos. Dessa forma, a comunidade poderá participar com mais propriedade e conhecimento das Audiências Públicas que o Instituto do Meio Ambiente de SC – IMA realizará para discutir o estudo e o relatório de impactos ambientais que a CASAN apresentou sobre o Emissário Submarino no sul da ilha.

“Esperamos contribuir tanto com o aprofundamento deste fundamental tema de sustentabilidade ambiental e de saúde pública, que é o tratamento de esgoto, como na formulação de uma ou mais soluções que resolvam a problemática do saneamento insular”, almeja o vereador Profº Lino Peres, que no último dia 18/06 realizou na Câmara Municipal um encontro da Frente em que a CASAN expôs o projeto da empresa para um corpo técnico. “Agora faremos o debate junto com as comunidades do Sul da Ilha”, explica o vereador destacando a importância de realizar essas atividades: “estamos cumprindo a função social da atividade legislativa e da Frente Parlamentar do Saneamento que é garantir a participação popular no desenvolvimento de Florianópolis”. 

SERVIÇO:
O QUÊ: Reunião Ampliada da Frente Parlamentar de Saneamento Básico sobre o Emissário Submarino na região sul 
QUANDO: 24 de junho de 2019, às 19h
ONDE: Escola vereador Oscar Manoel da Conceição, na SC-405, s/n – Rio Tavares (ao lado do TIRIO)
QUANTO: Gratuito e aberto ao público

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img