15.4 C
fpolis
sábado, maio 25, 2024
Cinesystem

Revezamento Volta à Ilha 2024 tem equipe de Florianópolis como campeã geral

spot_img

Revezamento Volta à Ilha 2024 tem equipe de Florianópolis como campeã geral

spot_imgspot_img

Equipe Formacco Elite (foto) foi a mais rápida ao completar os 140 km da maior corrida de revezamento da América Latina, com a 27ª edição realizada neste sábado (27), em Florianópolis – Foto: Lincoln Schindler/Foco Radical/Eco Running

Uma das mais lindas edições do Revezamento Volta à Ilha foi realizada neste sábado (27). O sol e o céu azul realçaram as belezas naturais de praias, trilhas, matas e os pontos turísticos de Florianópolis que foram cenário de superação de mais de 3,8 mil atletas que encararam o percurso de 140 km ao redor da Ilha da Magia. Quase 350 equipes marcaram presença na 27ª edição da maior corrida de revezamento da América Latina. Entre elas, a melhor foi Formacco Elite, de Florianópolis, que conquistou o título de campeã geral de 2024.

“Correr em Floripa é sempre especial pelas paisagens que não vemos em outros lugares. Ainda mais neste ano, em que o tempo nos privilegiou. Estava muito bom de correr. Em edições anteriores pegamos pódio em outras categorias. Não esperávamos este ano. Demos o nosso melhor para ao menos pegar o pódio na categoria elite e conseguimos este grande resultado, nossa primeira vez como equipe campeã geral do Revezamento Volta à Ilha”, disse Fábio Araújo Martins, atleta e coordenador da equipe Formacco Elite, que percorreu o percurso total em 9h25m27.

Com a assinatura da Eco Running, o Revezamento Volta à Ilha 2024 começou às 4h15 deste sábado (27), com a largada das primeiras equipes. O início de prova foi até às 7h30, da arena montada no Trapiche da Beira-Mar Norte, conforme cada uma das mais de 10 categorias. Os participantes se revezaram ao longo de 19 trechos para uma volta completa na Ilha. Todo o dia foi de condições perfeitas aos atletas que percorreram os 140 km, do sul ao norte e, depois, de volta à simbólica Beira-Mar Norte para cruzar a linha de chegada.

“O tempo colaborou, foi uma corrida linda e perfeita. Corri dois percursos nesta edição, depois de voltar a correr após a maternidade. A prova foi redondinha para nós. Queríamos estar no pórtico de chegada até às 17h e conseguimos alguns minutos antes. Foi uma sensação indescritível”, contou Ana Cláudia de Jesus, a Cacá, atleta da Istepô, da cidade de Antônio Carlos (SC), equipe vencedora da categoria Elite Mista.

Uma das grandes surpresas na arena no bolsão do Trapiche da Beira-Mar Norte foi a equipe Floripa Runners 2. Pela primeira vez nos quase 30 anos do Revezamento Volta à Ilha, a primeira a alcançar a linha de chegada foi uma equipe de categoria de participação, que não disputa troféus e pódios. O grupo contou com atletas do meio-oeste de Santa Catarina, que foram orientados por professor de assessoria esportiva da capital do estado.

“Isso é muito especial para nós. Os alunos começaram a treinar para a prova há seis meses, de forma online, trocando informações por mensagens e vídeos. Os 12 atletas nunca tinham participado do Revezamento Volta à Ilha, e pouco conheciam Florianópolis. A equipe foi inscrita na Participação R, uma categoria criada para pessoas que gostam de correr. Para nós, foi uma grande surpresa ser a primeira equipe a cruzar o pórtico de chegada, isso porque a nossa assessoria tem como o principal objetivo tirar as pessoas do sedentarismo através da corrida, e a prova faz parte do nosso calendário de eventos. Foi a 16ª vez que a Floripa Runners esteve presente neste evento”, explica Fabiano Braun, coordenador e técnico da equipe Floripa Runners 2.

A partir de então, as equipes das mais diferentes categorias, incluindo as de participação, que não disputam troféus, cruzaram a linha de chegada após um dia inteiro de muita corrida, mas também de superação e coleguismo. Afinal de contas, a conquista no Revezamento Volta à Ilha é coletiva. Uma característica que se renova a cada edição.

“O Revezamento Volta à Ilha 2024 reafirmou, novamente, a essência única deste evento. Mais do que uma simples corrida, é uma celebração ao espírito de grupo. Ver equipes de diferentes categorias unidas pelo mesmo objetivo, atravessando juntas a linha de chegada, é a prova de que é uma conquista verdadeiramente coletiva, renovando a cada edição o seu caráter inspirador e motivador”, afirma Carlos Duarte, idealizador da prova e presidente da Eco Running.

A consagração final das equipes vencedoras do Revezamento Volta à Ilha 2024 ocorreu no dia seguinte à prova. Na manhã deste domingo (28), foi realizada a tradicional cerimônia de premiação no hotel oficial do evento, o Majestic Palace Hotel. Além de aplausos e troféus aos vencedores, foi uma manhã de confraternização entre todos os participantes, que foram recepcionados com um grande coffee break.

Prefeito Topázio Neto apoia evento e confirma apoio para 2025

Presente durante a chegada dos atletas e também na premiação do Revezamento Volta à Ilha, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, falou sobre a importância do evento para a cidade e garantiu o apoio da Prefeitura de Florianópolis para a próxima edição. “Queria saudar Carlos e a Fátima (organizadores do evento) e cumprimentá-los pela excelência da prova. As pessoas que moram aqui e as que nos visitam se unem por um espírito único, que é a conexão entre as pessoas e as famílias. No próximo ano, a Prefeitura estará presente na Volta à Ilha, apoiando o evento”.

Quem também comemorou o sucesso da edição deste ano foi Rodrigo Lamin, Diretor de Inovação da Eco Running. “O Revezamento Volta à Ilha provou a sua essência: trabalho em equipe, superação e resiliência. Queremos levar esse espírito cada vez mais às pessoas. Um dos nossos grandes objetivos é buscar a essência da Volta à Ilha e levá-la para dentro das empresas, como uma ferramenta de desenvolvimento de softskills”, comenta Rodrigo, empresário com forte passagem pelo mercado de tecnologia como fundador e CEO da Involves, considerada como melhor empresa para se trabalhar do Brasil segundo GPTW, nos 10 primeiros anos da empresa.

Resultados Revezamento Volta à Ilha 2024

Campeão geral: Formacco Elite (Florianópolis – SC), 9h25m27

1° lugar Cat. Aberta Elite: Urapazi (Florianópolis – SC), 9h39m58

1° lugar Cat. Aberta Mista: Istepô (Antônio Carlos – SC), 10h08m36

1° lugar Cat. Feminina: Meninas da Ilha – Perin110 (Cuiabá – MT), 12h17m33

1° lugar Cat. Veterana Mista: Campos Running (Novo Hamburgo – RS), 12h08m17

1° lugar Cat. Veterana 45: Supermercado Jacomar (Curitiba – PR), 10h03m29

1° lugar Cat. Veterana 60: Os Velhotes 60 (São Paulo – SP), 10h49m48

1° lugar Cat. Dupla Masculina: André Villarinho Dupla 1 (Senador Canedo – GO), 10h48m41

1° lugar Cat. Dupla Feminina: Istepô – Agata/Myriane (Antônio Carlos – SC), 14h46m36

1° lugar Cat. Dupla Mista: Move On/Kido/Dobro Acerola (Florianópolis – SC), 12h55m39

Sobre a Eco Running

Então Eco Floripa Eventos Esportivos, a empresa nasceu pelas mãos dos professores de Educação Física, Carlos Roberto Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. Organiza eventos de corrida há 29 anos em Santa Catarina. O Revezamento Volta à Ilha foi o primeiro e até hoje é o mais admirado por corredores de todo o Brasil. Todos seus eventos esportivos são de criação própria e ressalta as características peculiares de cada local, aproveitando as praias, trilhas e matas nativas. Desta forma, além de oferecer uma experiência única aos atletas, divulga as belezas naturais de diferentes cidades de Santa Catarina. Além do Volta à Ilha, em Florianópolis, estão o tradicional Desafrio, em Urubici, em 29 de junho, e o Revezamento Volta de São Francisco do Sul, marcado para 14 de setembro. Em 2023, a empresa passou a se chamar Eco Running, unificando os grandes eventos da marca.

Para mais informações, acesse https://www.ecorunning.com.br e siga-nos no Instagram @ecorunning.br

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img