18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Revitalização e restauração da Igreja Matriz de São José deve estar concluída em dezembro

spot_img

Revitalização e restauração da Igreja Matriz de São José deve estar concluída em dezembro

spot_imgspot_img

Durante as comemorações dos 263 anos de São José, nesta terça-feira, 19, o governador Raimundo Colombo autorizou o convênio entre Governo do Estado e a Ação Social e Cultural de São José para a terceira e última etapa de revitalização e restauração da Igreja Matriz, que deve estar concluída em dezembro. Colombo também autorizou o convênio para que seja realizada a recuperação e conservação emergencial do Theatro Adolpho Mello.

Serão investidos na igreja cerca de R$ 4 milhões na drenagem interna e externa, na recuperação da fachada, torre, sinos, sete altares, imagens, salão Boa Ventura e adequação do piso externo. No local, já foram efetuados os trabalhos de restauração e pintura dos forros, alvenarias internas e esquadrias, entre outros. O valor total de revitalização e restauração será de R$ 10,1 milhões.

Theatro Adolpho Mello

Já para no Theatro Adolpho Mello serão feitas obras emergenciais na parte elétrica, recuperação do telhado e drenagem. Fundada em 1856, a mais antiga casa de espetáculo de Santa Catarina e uma das três mais antigas do país foi fechada preventivamente devido ao comprometimento da estrutura, localizada no centro histórico do município.

Entre os problemas constatados estavam o madeiramento com sinais de apodrecimento, rede elétrica com risco de curto circuito, telhas quebradas e extintores fora da validade. A prefeita Adeliana Dall Ponte informou que a capacidade do teatro é de 150 pessoas, e trata-se de uma estrutura muito antiga.

Igreja Matriz de São José

A igreja foi construída por volta de 1765 em homenagem a São José substituindo a antiga ermida. Fica localizada na praça Hercílio Luz, no Centro Histórico de São José. O monumento sofreu algumas intervenções durante sua existência, com alterações que lhe conferiram as características atuais.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img