24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Revitalização: Região leste do Centro Histórico terá espaços humanizados

spot_img

Revitalização: Região leste do Centro Histórico terá espaços humanizados

spot_imgspot_img

 

Obras devem iniciar em meados de junho, diz Valter Gallina, secretário de Infraestrutura de Florianópolis

 

A Região leste do Centro Histórico de Florianópolis, que contemplam as ruas Victor Meirelles, Tiradentes, Calçadão da João Pinto e adjacências, foi uma das áreas da Cidade que mais sofreram com a pandemia em decorrência do novo Coronavírus. Cerca de 40% dos pontos comerciais encerraram as atividades. A revitalização do local é crucial e urgente para sobrevivência dos comerciantes que lutam diariamente para manter os negócios abertos.

Em encontro com o Secretário de Infraestrutura do município, Valter Gallina, o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, o diretor de Patrimônio, Rafael Salim, a coordenadora do Núcleo do Centro Histórico, Cristina Soares e o gerente de Articulações e Negócios da CDL e Coordenador do Distrito 48, Hélio Leite, tiveram uma conversa franca para viabilizar um novo edital e assim iniciar as obras na região.

De acordo o secretário, o assunto foi solicitado pelo prefeito da Capital, Gean Loureiro (DEM), visto que a revitalização da região estava entre as propostas de campanha do prefeito tanto na eleição em 2016, quanto na reeleição em 2020. Segundo Gallina, o edital será lançado em meados de junho, bem como a previsão de início das obras ainda neste ano, 2021.

Segundo o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, a humanização do Centro Histórico é uma obra aguardada por todos para ampliar a movimentação de moradores, turistas e visitantes para que os comércios possam se recuperar e prosperar.

“Acompanhamos as mais de 180 obras realizadas pela atual gestão em praças e espaços públicos tão importantes, mas infelizmente, a região onde iniciou-se a história da Capital ainda não recebeu intervenção de melhorias que são essenciais. Temos a

 

 

expectativa e aguardamos ansiosamente pela conclusão da revitalização antes do aniversário de Florianópolis, comemorado em março”, lamenta o empresário.

Ainda de acordo com Brinhosa, a CDL de Florianópolis não medirá esforços para que as obras sejam concluídas, bem como potencializar ações de intervenções para ampliar a convivência e o sentimento de pertencimento da população na região do Leste do Centro Histórico.

 

Entenda o caso

Desde a saída do terminal de ônibus, cerca de 20 anos atrás, a região carece de atenção do poder público e desde então, a CDL de Florianópolis tem articulado, investido e desenvolvido ações para resgatar a humanização e intensificar a circulação na área leste. 

Em meados de 2020 foi lançado o edital para revitalização do espaço público na região leste do Centro Histórico. Entretanto, o projeto urbanístico esbarrou nos quesitos de valores históricos. Desde então, a região espera ansiosamente receber os cuidados necessários.

 

Acompanhem a CDL nas redes sociais

Site: www.cdlflorianopolis.org.br

Instagram: @cdlflorianopolis

Facebook:

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img