18.1 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

Revitalizada, rua Arcipreste Paiva foi reaberta ao tráfego nesta quarta-feira

spot_img

Revitalizada, rua Arcipreste Paiva foi reaberta ao tráfego nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

Na tarde desta quarta-feira, 29 de maio, a Prefeitura de Florianópolis inaugurou a revitalização da rua Arcipreste Paiva, no centro da cidade. Com isso, faltarão apenas alguns pequenos serviços para a total conclusão da revitalização do centro leste da cidade. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela Secretaria dos Transportes e Infraestrutura.

Com o término das obras na Arcipreste Paiva, o trânsito na via entre a Catedral e a Praça XV continuará aberto aos veículos em geral – antes da revitalização estava restrito a táxi e ônibus. E a lateral da Arcipreste rente à Praça XV de Novembro voltará a ter ponto de táxi – durante as obras eles ficaram num bolsão de estacionamento entre as praças XV e Fernando Machado.

O tráfego estava temporariamente interditado desde o dia 20 de março. Nesse período, foi retirado o asfalto sobre o paralelepípedo existente, processo semelhante ao que foi realizado na via em frente à Catedral Metropolitana, recuperado o sistema de drenagem; nivelado o pavimento de paralelepípedo com a nova calçada de granito, além da colocação de mobiliário urbano, contemplando bancos, floreiras e lixeiras.

Para conclusão total da revitalização, fica faltando a sinalização da estrutura cicloviária contínua, tal como na Rua dos Ilhéus, uma vez que a ciclovia que já existia foi ampliada até o Largo da Alfândega, ocupando as vagas de estacionamento que ficavam no lado oposto ao da Praça XV.

“A CDL Florianópolis nunca desistiu do Centro Histórico Leste. Temos mantido a Feira Viva Cidade na Rua João Pinto por mais de 10 anos e promovemos muitas ações de mutirão de limpeza e despixação na esperança de um dia esta área ser revitalizada e recuperar seu movimento. Agora com a revitalização temos de novo o antigo coração comercial da cidade em condições de uso, e com uma nova vocação para bares e restaurantes. Parabenizamos a Prefeitura por esta iniciativa e principalmente a capacidade de entrega destas obras”, destacou o presidente da CDL Florianópolis, Julio Geremias.

A diretora de marketing do Sindilojas Florianópolis, a empresária Rose Coelho, também celebrou o momento. “Há muito deixamos de ser uma cidade provinciana, nosso comércio é pujante, nossa cultura é plural, somos uma cidade cosmopolita, e também sabemos preservar nossas tradições, exemplo é o dia de hoje, quando a prefeitura municipal entrega a obra do entorno da Praça XV de Novembro, centro físico da capital dos catarinenses. Florianópolis precisa restabelecer o protagonismo, ações de pertencimento aos florianopolitanos são sempre bem-vindas e restabelecem nosso moral, restabelecer o pavimento de forma a manter nosso habitat tradicional, nos enche de orgulho e mantém nossas tradições”.

“Essa é mais uma etapa da reforma do Centro Leste, todo esse conjunto histórico do Centro da Cidade. Estamos requalificando principalmente o piso do calçamento, em paralelepípedo, que é o piso histórico, e ampliando a acessibilidade através do aumento das calçadas. Já fizemos isso na Tiradentes e na João Pinto, agora estamos fazendo ao redor da Praça XV. Isso faz parte de um projeto de reviver o centro da cidade, trazendo as pessoas de volta para o Centro. Sempre que a gente preserva o Centro, as pessoas vêm para recuperar um pouco da história, isso é bom para o comércio, para a área de serviços, bom para todo mundo, incluindo a questão da segurança. Temos agora a segunda fase que deve entrar em fase de planejamento com o restante das ruas do Centro Leste, que a gente deve requalificar em um projeto para o ano que vem. O importante é que os lojistas podem usar o centro da cidade para seus eventos e trazer o público para cá”, destacou o prefeito de Florianópolis, Topazio da Silveira.

Revitalização do Centro Leste

Para a finalização total das obras que elevam o patamar de urbanização da região do centro leste da cidade, falta apenas concluir a calçada de granito do Calçadão da Rua Antônio Luz (próximo ao Terminal Cidade de Florianópolis), e colocar balizadores de sinalização nas Ruas Tiradentes e Nunes Machado.

Essa importante revitalização contemplou, ao todo, oito vias. Afinal, também foram beneficiados o Calçadão da Rua João Pinto, a Rua dos Ilhéus e as vias que ficam em frente à Catedral e entre as praças Fernando Machado e XV de Novembro.

No geral, as vias passaram pela recuperação do sistema de drenagem, tiveram o pavimento de paralelepípedo nivelado à nova calçada de granito e foram estruturadas com mobiliário urbano. A exceção fica por conta do Calçadão da Antônio Luz, que teve o piso de petit pavê substituído por granito. Já a Rua Nunes Machado passou a dispor de estacionamento em apenas um dos lados.

Iniciadas em janeiro do ano passado, as obras contam com o acompanhamento arqueológico solicitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por necessitarem de escavações, exceto no caso da Calçadão da Rua João Pinto. Por conta dessa empreitada na região, o trecho da Rua Saldanha Marinho entre o Calçadão da Rua João Pinto e a Rua Tiradentes também foi revitalizado seguindo o padrão.

O diretor de patrimônio CDL de Florianópolis, Rafael Salim, destaca que todo o processo contribui para o fortalecimento dos negócios na região. “Teremos uma cidade mais convidativa, com mais acessibilidade, mobilidade nos pequenos deslocamentos a pé e que possibilitem novas conexões entre os empresários e seus públicos”, destacou. Salim ainda pontou que recentemente a prefeitura anunciou o projeto de fiação subterrânea para ruas que ainda não foram revitalizadas no Centro Leste. “Uma grande transformação, pois os fios são os maiores poluentes visuais nessas ruas. Contudo, precisamos continuar investindo em ações que tragam as pessoas para essa região, trazendo renda e prosperidade para o comércio aqui instalado”, completou o empresário que também é o Coordenador Geral do Núcleo do Centro Histórico da CDL Florianópolis.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img