22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Roda de conversa reúne Carla Ayres e Maria Marighella em cinema de Florianópolis

spot_img

Roda de conversa reúne Carla Ayres e Maria Marighella em cinema de Florianópolis

spot_imgspot_img

“Relembrar para que jamais volte a acontecer”. É com esse propósito que a vereadora Carla Ayres (PT) receberá Maria Marighella, vereadora do PT em Salvador e neta de um dos maiores ícones da luta contra a ditadura militar no Brasil, para duas rodas de conversa no dia 11 de novembro, às 18h00 e 19h45, no CineMulti, do MULTI Open Shopping no Rio Tavares. Considerado o novo fenômeno do cinema nacional, o filme Marighella estreou oficialmente no dia 4 de novembro nos cinemas e tem esgotado os ingressos em boa parte das salas onde está sendo exibido.

As rodas de conversa serão conduzidas pela vereadora Carla Ayres e, além de Maria Marighella, contará também com a participação do Coletivo Memória, Justiça e Verdade de Santa Catarina, entidade que luta por justiça e para que sejam dadas respostas às famílias dos presos, torturados, exilados e sobreviventes da ditadura militar; e do IMDH – Instituto Memória e Direitos Humanos, que guarda o acervo com documentos públicos e depoimentos que tratam das violações dos Direitos Humanos ocorridas durante os anos de chumbo no Brasil. A primeira roda de conversa acontecerá após a sessão das 15h00 e a segunda irá anteceder a sessão das 20h30.

“Entendemos que essa iniciativa do nosso mandato é fundamental para que possamos reforçar a importância da democracia e traçar um paralelo entre o passado recente do Brasil, onde a ditadura prendia, torturava e assassinava intelectuais, artistas, sindicalistas, estudantes e jornalistas que ousaram contrariar o regime, e o Brasil do presente, onde o conhecimento é incessantemente atacado, a cultura é boicotada e jornalistas são agredidos simplesmente por questionarem as decisões do governo”, destaca a vereadora Carla Ayres.

Carla ressalta ainda, que a vinda de Maria Marighella à Florianópolis coloca a capital catarinense no roteiro das grandes cidades que estão realizando atividades relacionadas ao filme. “Marighella é considerado o mais novo fenômeno do cinema nacional, tendo sido, inclusive, selecionado para a mostra Competition da 69ª edição do Festival de Berlim. Portanto, queremos convidar toda a população a participar deste momento tão importante para a democracia e a cultura da nossa cidade”. As vagas são limitadas e as(os) interessadas (os) precisam garantir seu ingresso com antecedência no site do CineMulti.

A vereadora Maria Marighella, ressalta a importância da obra para a preservação da memória de seu avô, Carlos Marighella. “É uma emoção, enquanto neta, juntar a vida, a arte, a cultura, com colegas que estão emprestando seus talentos para contar essa história fundamental para a história do Brasil, no filme dirigido pelo meu querido amigo Wagner Moura. As lutas de Marighella ainda estão vigentes porque não conseguimos superar as injustiças que marcam o nosso país desde a sua fundação: o racismo, o patriarcado, as desigualdades profundas. Nessa agenda de pré-estreias e estreias, temos visto artistas, ativistas, movimentos sociais de todo país se unirem para celebrar esse farol que é Marighella”.

Coletiva de Imprensa

No mesmo dia 11 de novembro, às 19h00, será realizada uma entrevista coletiva com Carla Ayres e Maria Marighella no CINEMULTI. Os(as) interessados(as) devem se cadastrar através do Whatsapp (48) 98425-7841, com Valmor Neto.

Sobre o filme

Marighella narra os últimos anos do homem que é considerado um dos maiores líderes dos movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. O filme é uma adaptação do livro “Marighella – O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães. A obra que estreia Wagner Moura como diretor, tem um elenco invejável, com Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso, Humberto Carrão e uma participação especial da própria Maria Marighella. Poeta, professor e ex-deputado, Marighella foi assassinado pelo regime militar em 1969.

Classificação indicativa 16 anos, contém violência extrema e drogas lícitas. Confira o trailer aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bo5ohsd4T08 

Serviço: Bate-papo com Carla Ayres e Maria Marighella

Data: 11 de novembro – quinta-feira

Horários: 18h00 e 19h45

Local: CINEMULTI (MULTI Open Shopping – Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC)Ingressos: Site CINEMULTI

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img