Alckmar Santos, autor da obra “Ao que minha vida veio”, premiada no concurso Salim Miguel, da Editora UFSC, terá conversa com leitores na Tenda dos Autores da Feira de Livros da UFSC, Praça da Cidadania, em frente ao prédio da Reitoria, nesta quarta-feira, 21, às 17h.
No livro, Alckmar faz a cena de um adolescente de 17 anos caindo de um prédio de 12 andares que guardou na memória por muitos anos derivar e entrelaçar-se à aparição do cometa de Halley em 1954.
O romance dá partida nos anos 30 e se desdobra em quatro décadas de alucinante narrativa, desfilando uma rede de paisagens e de personagens históricos e fictícios na saga do tropeiro Juca Capucho.
Depois do lançamento em Florianópolis e na capital de São Paulo, obra e autor foram recebidos em festa em Silveiras, na serra paulista, terra natal do escritor e cenário dessa narrativa que entremeia lembranças de juventude no universo campeiro e história do Brasil em tempos de guerra e de esquadria da fumaça.
Alckmar Santos é professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL). Foi pesquisador convidado na Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (2000-2001) e na UniversidadComplutense de Madrid (2009-2010).
É também poeta, romancista e ensaísta. Autor dos livros Leituras de nós: ciberespaço e literatura, Dos desconcertos da vida filosoficamente considerada (ensaio e poemas, respectivamente Prêmio Transmídia – Instituto Itaú Cultural), Rios imprestáveis (poemas, Prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira da revista Cult).